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Google, Amazon e Meta correspondem a 60% das receitas de publicidade digital

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Planejamento de marketing com post its
Imagem: reprodução

De acordo com dados da Stock Analytics, em 2023, as empresas gastaram em torno de 680 mil milhões de dólares com publicidade digital. As principais organizações, que geraram mais de 60% da receita global com anúncios digitais, foram: Google, Meta e Amazon. 

O valor corresponde a US$ 65 mil milhões a mais do que na comparação com o ano de 2022. 

Orçamento para publicidade digital segue crescendo

Segundo dados da Statista e da Alphabet, o Google arrecadou 134.8 mil milhões de dólares somente com publicidade digital  em 2019. O valor representa 36% da receita total do mercado mundial do ano. Na sequência aparece a Meta, com US$69.6 mil milhões e 19% da receita total. Em terceiro lugar a Amazon com 3,4% que corresponde a US$12.6 mil milhões.

As três empresas gastaram US$ 3 biliões em anúncios digitais desde 2019. Como exemplo, os dados revelam que, a quota de mercado da Amazon para o setor de publicidade digital aproximadamente duplicou, a receita foi de 3,4% para 6,9% em 2022.

De maneira geral, as três organizações tecnológicas arrecadaram, em 2023, 416.6 mil milhões dólares somente com publicidade. Uma média de US$200 mil milhões a mais do que há cinco anos.

Expectativas de um mercado aquecido

A previsão da Statista para o crescimento do setor é que, para este ano, as receitas do Google e da Meta cresçam 35% e 7%, respectivamente.  A previsão para a Amazon é um crescimento de 60%, 70.8 mil milhões de dólares, até 2027.

Com foco, cada vez maior, em receita publicitária, as três companhias têm mais do que duplicado seus ganhos. Mantendo sua posição de liderança aparece o Google, apesar de pequeno decréscimo, porém a Amazon vem se destacando com crescimentos exponenciais nos últimos anos. 

Fonte: ecommercenews