De acordo com dados da Stock Analytics, em 2023, as empresas gastaram em torno de 680 mil milhões de dólares com publicidade digital. As principais organizações, que geraram mais de 60% da receita global com anúncios digitais, foram: Google, Meta e Amazon.
O valor corresponde a US$ 65 mil milhões a mais do que na comparação com o ano de 2022.
Orçamento para publicidade digital segue crescendo
Segundo dados da Statista e da Alphabet, o Google arrecadou 134.8 mil milhões de dólares somente com publicidade digital em 2019. O valor representa 36% da receita total do mercado mundial do ano. Na sequência aparece a Meta, com US$69.6 mil milhões e 19% da receita total. Em terceiro lugar a Amazon com 3,4% que corresponde a US$12.6 mil milhões.
As três empresas gastaram US$ 3 biliões em anúncios digitais desde 2019. Como exemplo, os dados revelam que, a quota de mercado da Amazon para o setor de publicidade digital aproximadamente duplicou, a receita foi de 3,4% para 6,9% em 2022.
De maneira geral, as três organizações tecnológicas arrecadaram, em 2023, 416.6 mil milhões dólares somente com publicidade. Uma média de US$200 mil milhões a mais do que há cinco anos.
Expectativas de um mercado aquecido
A previsão da Statista para o crescimento do setor é que, para este ano, as receitas do Google e da Meta cresçam 35% e 7%, respectivamente. A previsão para a Amazon é um crescimento de 60%, 70.8 mil milhões de dólares, até 2027.
Com foco, cada vez maior, em receita publicitária, as três companhias têm mais do que duplicado seus ganhos. Mantendo sua posição de liderança aparece o Google, apesar de pequeno decréscimo, porém a Amazon vem se destacando com crescimentos exponenciais nos últimos anos.
Fonte: ecommercenews