O YouTube gerou uma receita de US$ 15,1 bilhões (cerca de R$ 63 bilhões) com publicidade em 2019. Os anúncios do site de compartilhamento de vídeos representam cerca de 9% da receita da Alphabet, empresa controladora do Google, que chegou a US$ 162 bilhões (R$ 686 bilhões) no ano passado.
Nesta terça-feira (4), as ações da Alphabet (GOOG) caíam 3,14% no pré-mercado, sendo negociadas a US$ 1439,27. Nos últimos 12 meses, a valorização dos papéis é da ordem de 46%, segundo o Seu Dinheiro.
É primeira vez que a Alphabet divulga a receita de publicidade do YouTube. A empresa também informou a receita do Google Cloud pela primeira vez, que chegou a US$ 2,6 bilhões (R$ 11 bilhões) no trimestre.
Publicidade no YouTube
A diretora financeira da Alphabet, Ruth Porat, disse em um comunicado que a Alphabet divulgou os números para fornecer mais informações sobre negócios e oportunidades da companhia.
O Google comprou o YouTube em outubro de 2006, quando a plataforma tinha apenas 65 funcionários, ao valor de US$ 1,65 bilhão (R$ 7 bilhões). Hoje, a plataforma tem mais de 2 bilhões de usuários mensais, que assistem mais de 250 milhões de horas de vídeo por dia.
Leia também: Consumo de vídeos online já é maior do que o da televisão, diz pesquisa do YouTube