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Google elabora dicas para PMEs aproveitarem melhor a Black Friday de 2024

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Conforme a Black Friday se aproxima, crescem as buscas por produtos, preços e promoções. De acordo com dados dos Google, no primeiro semestre de 2024, as consultas por categorias de produtos aumentaram 13%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Considerando empresas de diferentes tamanhos e maturidade digital, o Google elaborou dicas para que marcas, independente do setor de atuação, possam reforçar suas estratégias de marketing e performar melhor durante o período da Black Friday.

Esteja preparado muito antes da data

Tradicionalmente, a Black Friday extrapola a última sexta-feira de novembro e passa a significar um mês de vendas, não apenas uma única data comercial. Muitos consumidores, inclusive, já estão buscando promoções e se preparando para as compras.

“Por isso, nesse último mês de preparação, não esqueça de revisar as informações sobre os produtos disponíveis na sua loja no Google Merchant Center. Essa é a ferramenta que permite cadastrá-los para que eles sejam exibidos nas plataformas do Google, com a ajuda da publicidade ou não”, afirma Adriano Nasser, diretor de negócios para PMEs no Google Brasil

Os lojistas podem ainda usar o recurso de promoções disponível no Google Shopping. Ele funciona como uma etiqueta e permite que as empresas sinalizem se estão oferecendo um desconto em percentual, cashback ou frete grátis para um determinado produto.

Para o consumidor, essa etiqueta permite identificar facilmente as melhores ofertas nas plataformas do Google. “Com o novo recurso de Promoções, os lojistas poderão observar um aumento acima de 46% em conversão nas ofertas, o que pode potencializar a estratégia para impulsionar ainda mais suas vendas”, revela Nasser. .

Use a tecnologia a seu favor

O Google oferece ainda recursos de IA para entregar os anúncios feitos pelo Google Ads para os consumidores no momento correto da jornada de compra, o que conta com automações que facilitam o trabalho do lojista.

Uma das ferramentas disponibilizadas é o Performance Max, que unifica o acesso ao inventário do Google em suas diversas plataformas, como o YouTube, a Rede de Display, a Busca, o Discover, a aba de compras do Gmail e o Google Maps. “Ou seja, você cria uma única campanha, e ela poderá ser distribuída automaticamente para todos esses canais, permitindo dedicar seu tempo e investimento para assuntos mais importantes e estratégicos, enquanto o Google vai atrás do cliente por você”, aponta o executivo.

Além disso, a ferramenta permite acompanhar esse consumidor em toda a sua jornada de compra. Hoje, isso é possível somente com a ajuda da tecnologia, em uma realidade na qual a maior parte dos consumidores costumam acessar vários canais antes de decidir o que vão comprar.

Atualize as informações sobre sua empresa na web

Boa parte das pessoas pesquisam na internet antes de decidir a empresa da qual irão comprar um produto ou contratar um serviço. E muitas delas encontram estabelecimentos próximos a elas por meio do Google Maps. Por isso, é essencial cadastrar e manter as informações atualizadas do seu negócio no Perfil da Empresa do Google.

“Trata-se de uma plataforma gratuita que garante a presença de sua empresa na Busca do Google e no Maps. Ela permite incluir várias informações, como o que a empresa faz, que serviços e produtos oferece, o horário de funcionamento, número de telefone, fotos e promoções, entre outros. No Perfil da Empresa, também é possível interagir com os clientes por meio de mensagens, postagens, avaliações e muito mais”, ensina Nasser.

A plataforma permite que os clientes também contribuam adicionando fotos, avaliações e informações sobre o local para ajudar outros consumidores. Por exemplo, é possível informar atributos como: se é liderado por mulheres, se faz delivery, ou se possui acessibilidade de assento, banheiro, entrada, estacionamentos, entre outros.