Com mais recursos empoderados por tecnologia a cada ano, o Google continua a utilizá-la para melhorar sua busca. Por meio do Google Lens, utilizado por 20 bilhões de pessoas como formato visual de pesquisa, a companhia enxerga a oportunidade de desenvolver ainda mais este setor, principalmente como Inteligência Artificial (IA).
Em anúncio oficial feito em seu blog, o Google informou que continuará a incrementar a experiência de busca por meio do Lens, agora com avanços em IA. Já com o modelo generativo presente desde o início de 2024, a ferramenta passa a permitir também outras formas dos usuários tirarem suas dúvidas.
De acordo com a empresa, o Lens terá uma função de pesquisa por meio de vídeo. Nele, o usuário poderá perguntar, por exemplo, sobre objetos presentes na filmagem e obter respostas sobre eles.
“Digamos que você esteja no aquário e queira aprender mais sobre alguns peixes interessantes em uma das exibições. Abra o Lens no aplicativo Google e segure o botão do obturador para gravar enquanto faz sua pergunta em voz alta, como ‘por que eles estão nadando juntos?’. Nossos sistemas darão sentido ao vídeo e à sua pergunta juntos para produzir uma Visão geral de IA, junto com recursos úteis de toda a web”, explica Liz Reid, VP e head de Pesquisa do Google.
A gigante norte-americana acredita ainda que a novidade pode ser útil para o e-commerce e varejo. Isso porque, além de compreender sobre o que está sendo gravado, o aparato também permitirá que determinado produto visto em algum lugar seja encontrado. Assim, entre as informações oferecidas, além da descrição do produto, estarão avaliações, comparação de preços e os sites onde comprar.
De forma prática, o novo recurso pode representar acesso mais simples do usuário aos anúncios dos varejistas. Com uma gravação, comando de voz e poucos cliques, um produto que despertou interesse e foi visto na rua, por exemplo, pode ser encontrado por meio do Google Lens.
“Por exemplo, digamos que você vê uma mochila no aeroporto e quer comprar uma para você. Basta tirar uma foto e o Lens reunirá nossos modelos avançados de IA e o Shopping Graph do Google — que tem informações sobre mais de 45 bilhões de produtos — para identificar o item exato. Assim, você pode aprender mais sobre o que chamar sua atenção e começar a comprar na hora”, complementa a executiva.
O novo recurso de busca por vídeo e voz estará no aplicativo do Google, disponível para dispositivos dos sistemas Android e iOS (Apple). No primeiro momento, somente usuários do Search Labs inscritos no experimento “Visões gerais de IA e mais” poderão aproveitá-lo.