O Google anunciou durante o evento Google for Brasil que o recurso de tradução simultânea no Google Meet estará disponível em português nas próximas semanas. A novidade, apresentada inicialmente no Google I/O, permitirá que participantes de reuniões ouçam falas em tempo real no próprio idioma, preservando a voz, o tom e a emoção dos interlocutores. A funcionalidade será liberada para assinantes do Google One em breve e para clientes do Google Workspace até o final de 2025.

Além da tradução simultânea, outras ferramentas baseadas em inteligência artificial já estão disponíveis em português, como o “Anota pra Mim” no Meet, o “Quero Ajuda para Criar” no Google Docs, o “Quero Ajuda para Analisar” no Google Planilhas e o Gemini no Google Chat.
De acordo com o Relatório de Impacto Econômico do Google referente a 2024, o uso do Google Workspace no Brasil permitiu uma economia de mais de 194 horas por ano por colaborador em tarefas como acessar, armazenar e compartilhar documentos.
Outras 184 horas foram economizadas com reuniões e colaborações mais ágeis. Atualmente, o Workspace fornece 2 bilhões de assistências com IA por mês. “Com a IA integrada ao Google Workspace, estamos democratizando o acesso à inteligência artificial para organizações de todos os tamanhos”, afirma Alberto Zafani, head de Google Workspace no Brasil.
Enquanto o recurso ‘Anota pra Mim’ no Google Meet, já disponível em português, faz anotações automáticas durante as reuniões. Ele compreende o conteúdo das conversas, sugere tópicos de ação e envia resumos diretamente no Google Docs e no e-mail dos participantes. É possível também acessar um resumo parcial se o usuário entrar atrasado em uma reunião.
Criação de documentos com IA no Google Docs
Com o ‘Quero Ajuda para Criar’, os usuários podem solicitar ao Gemini a geração de documentos completos no Google Docs, com base em arquivos do Drive. A ferramenta é capaz de estruturar textos com informações específicas, inserir imagens de capa e compor conteúdos visualmente atraentes.
Análise de dados e resumos inteligentes no Planilhas e no Chat
O recurso “Quero Ajuda para Analisar”, que será disponibilizado nas próximas semanas, transforma o Google Planilhas em uma ferramenta de análise preditiva, identificando automaticamente insights relevantes nos dados sem necessidade de comandos complexos. Já no Google Chat, basta mencionar @gemini para obter resumos de conversas com destaques como perguntas em aberto, decisões e próximos passos.

As atualizações fazem parte da estratégia do Google para ampliar o uso da inteligência artificial no ambiente corporativo, com foco em eficiência, personalização e acessibilidade.