Como uma série de outras datas comemorativas já incluídas no radar do varejo brasileiro, o Halloween passa a fazer parte desta lista. Com destaque na comercialização de fantasias, maquiagens e decorações, dados da Nuvemshop mostram cinco mil produtos vendidos sob etiqueta de “halloween” em PMEs online.
O número representa, segundo a empresa, aumento de 29% de produtos comercializados durante o período frente mesmo período em 2022. Entre 1° e 24 de outubro, fantasia foi a categoria com maior procura, contabilizando 1,7 mil itens vendidos e crescendo 131% em relação ao ano passado.
Recentemente, a importância da data no Brasil foi confirmada também com o Pinterest apresentando tendências da festividade ao público local.
Para Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento de Plataforma na Nuvemshop, apesar de ser uma comemoração forte nos Estados Unidos, uma explicação para os resultados é que a popularidade que a mesma alcançou no Brasil.
“Ao longo dos anos, vemos uma mudança no comportamento do consumidor em relação ao Halloween e os dados comprovam essa nova onda. Além do tema dominar as redes sociais, os lojistas online aproveitaram para investir em produtos específicos e aumentar as vendas do período. Inclusive, muitos empreendedores utilizaram seu estoque já disponível e criaram coleções para a data, como decorações, maquiagens temáticas e fantasias”, conta o executivo.
Produtos relacionados aos termos “Vampiro” (49%) e “Bruxa” (23%) também apresentaram crescimento nas vendas. No total, foram mais de 11 mil produtos comercializados para a data.
O estudo da Nuvemshop analisou vendas das pequenas e médias empresas online brasileiras entre 1 e 24 de outubro de 2022 e 2023.