De janeiro até agosto deste ano, os pequenos e médios empreendedores (PMEs) que trabalham com moda no e-commerce faturaram R$ 700 milhões. Na comparação com mesmo retrospecto em 2022, o crescimento foi de 15%. Os dados são de pesquisa da Nuvemshop.
Até 15 de agosto, foram contabilizados 32,5 milhões de produtos de moda vendidos, configurando aumento de 22% na análise ano a ano. O ticket médio por compra ficou em R$ 265,40.
No recorte regional, São Paulo liderou as vendas com mais de R$ 308 milhões, seguido de Minas Gerais (R$ 91,5 milhões), Ceará (R$ 73,5 milhões), Rio de Janeiro (R$ 46 milhões) e Paraná (R$ 28,5 milhões).
Entre os produtos mais vendidos, estão:
– Calcinhas
– Biquínis
– Saídas de praia
– Camisetas
O último item em específico foi o principal destaque, com mais de 980 mil peças vendidas no período, crescendo 47% em relação a 2022, quando registrou 666 mil vendas.
Na visão de Marcela Orlando, head de Sucesso do Cliente na Nuvemshop, uma explicação palpável para os resultados positivos está no foco em produtos nichados.
“Observamos que os empreendedores encontraram oportunidades no setor de moda ao se especializarem em públicos específicos, como venda de artigos plus size, moda para pessoas com mais de 50 anos, moda praia, uniformes de trabalho, entre outros. Além de se destacarem dos grandes varejistas, a estratégia ainda é benéfica para a fidelização de clientes e promove a recompra”, explica.