As redes sociais são grandes aliadas dos pequenos e médios empreendedores, seja para alavancar vendas ou conquistar novos clientes. Os dados do levantamento da Nuvemshop, plataforma líder na criação de lojas online da América Latina, revelam que, nos últimos anos, a estratégia teve um salto de crescimento: em 2020, as PMEs do varejo online geraram 437 mil pedidos no e-commerce feito diretamente pelas redes sociais. Já em 2023, o número saltou para 1,5 milhão de pedidos, sinalizando um aumento de 243%.
Para Luiz Figueira, Diretor Geral de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop, as redes sociais são uma forma de capitalizar o poder da influência social e criar uma experiência de compra interativa e envolvente para os usuários. “As empresas podem se conectar com os consumidores em um ambiente mais amigável e informal, com potencial de gerar mais confiança e lealdade do cliente. Dessa forma, conteúdos para as redes sociais se tornam uma parte relevante da estratégia de vendas das PMEs, direcionando os consumidores para o e-commerce dessas marcas”, acrescenta.
E assim, a criação de conteúdo é uma outra forma de atrair consumidores para fazer compras. É o que mostrou o levantamento da Nuvemshop feito no começo do ano, pois, em 2022, cerca de 97% dos pequenos e médios empreendedores do varejo online criaram conteúdo para suas marcas no Instagram, seguido pelo Facebook (71%), WhatsApp (63%) e TikTok (33%). A respeito dos dados, Luiz Figueira comentou que as redes sociais não apenas potencializam as vendas ao serem integradas com o e-commerce, como também oferecem a oportunidade de compartilhar conteúdos sobre produtos e recomendações com amigos e familiares, criando um efeito amplificado do marketing de “boca em boca”.