Victor Lie é Arquiteto de Soluções da Huawei e participou do primeiro dia de palestras do evento Big Solutions – Customer Experience, realizado pelo E-Commerce Brasil com o intuito de promover conhecimento sobre as soluções digitais disponíveis aos lojistas de e-commerce.
Realizado de forma online e gratuita, o evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro.
A palestra de Lie se baseou nas tecnologias e tendências aproveitadas pelo mercado chinês em 2020 e como os e-commerces brasileiros podem se inspirar nelas em 2021.
Para ele, a realidade digital da China atualmente está à frente dos demais países e muito pode ser aprendido analisando os sucessos de lá.
Single’s Day
Em primeiro lugar, ele citou o Single’s Day, “a Black Friday do mercado asiático”, que acontece anualmente no dia 11 de novembro e é promovida pelo gigante marketplace Alibaba. Hoje em dia, o Single’s Day supera a Black Friday a passos largos e só em 2020 superou em 16 vezes o Amazon Prime Day nos Estados Unidos.
“Não é só um evento de compras, é o evento de compras, o maior do mundo”, defende Lie. Isso porque a data se tornou de fato um evento de entretenimento e teste de estratégias. Pela primeira vez, o Alibaba usou uma estratégia já muito em voga no mercado brasileiro: mais de um dia de promoção.
Este tipo de estratégia permite ao mercado chinês — sobretudo ao Alibaba — bater recordes anuais de vendas e faturamento.
O executivo explica ainda que o sucesso da data representou para a China uma alavanca na recuperação financeira em tempos de pandemia.
Inteligência Artificial na nuvem
Lie falou ainda que a Huawei e outras companhias chinesas vem desenvolvendo tecnologias que permitem ser integradas sem a necessidade do cliente entender de programação ou código. Não é preciso desenvolver ou instalar o software para tê-lo funcionando.
Pague com um sorriso
A tecnologia é tão avançada que existem totens e pontos de atendimento que nem o pagamento por aproximação — “novidade” que ganha força no Brasil após a pandemia — é necessário mais. A máquina reconhece o rosto do consumidor e faz a cobrança sem necessidade de senha.
Para provar a acurácia da ferramenta, o executivo usou fotos de diferentes períodos da vida e foto com um primo com quem se parece. Mesmo estando bem diferente, nas fotos em que Lie está de fato, a IA o reconheceu com 95% de semelhança entre as imagens. E a foto com o primo, apenas 7%.
Reconhecimento de imagem com produtos
Outra tendência adotada pelo mercado chinês é o uso de IA para identificar, catalogar e cobrar por produtos.
O exemplo usado por Lie foi o de maçãs de diferentes tipos. O reconhecimento de imagem é capaz de entender que se trata de tipos diferentes da mesma fruta e fazer a cobrança de maneira correta, sem o intermédio de um funcionário.
Monitoramento do trânsito de clientes
Existem ainda tecnologias que permitem monitorar as lojas físicas e entender o comportamento do consumidor. Por meio de câmeras associadas a IA é possível perceber e analisar:
- Quantas pessoas passam na frente da loja (em um shopping ou na rua);
- Quantas olham a vitrine;
- Dessas, quantas entram na loja;
- Mensurar estatística de clientes novos ou antigos;
- Realizar mapas de calor das áreas e prateleiras que os clientes mais visualizam ou encostam;
- Reconhecimento VIP de clientes recorrentes ou mais importantes;
- Taxa de conversão com relação à taxa de visitas.
Huawei Cloud
Por fim, Lie falou sobre a Huawei Cloud, ferramenta de machine learning que usa as APIs da Huawei sem que a pessoa precise saber sobre configurações e códigos.
O usuário usa imagens e modelos e a ferramenta “aprende” e passa a ser desenvolvida com as informações alimentadas pelo usuário. Assim, não é necessário ter um vasto conhecimento técnico para “treinar” e usar algumas ferramentas, que fazem a maior parte do trabalho pelo usuário.
Confira os slides da palestra disponibilizados pelo executivo:
https://www.slideshare.net/ecommercebrasil/big-solutions-cx-como-cloud-e-inteligncia-artificial-no-varejo-impactam-na-experincia-dos-consumidores
Leia também: Como aumentar vendas do e-commerce com interação do varejo físico.
O E-Commerce Big Solutions – Customer Experience é um evento online promovido pelo E-Commerce Brasil em parceria com seus mantenedores. São 48 palestras divididas em três dias. Ainda dá tempo de se inscrever pelo link.
Por Júlia Rondinelli, da redação do E-Commerce Brasil.