Logo E-Commerce Brasil

Transformar e conectar: como o Hub Base 27 criou um ambiente inovador na região capixaba

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

No terceiro dia do Fórum E-commerce Brasil 2021 Grand Connection, Francisco Carvalho, presidente do Hub Base 27, startup de inovação para o setor de engenharia e construção, começou falando que não é necessário ser grande para falar de Open Innovation, destacando que começou a trabalhar com o modelo há apenas três anos, entretanto, é importante criar um ambiente que favoreça o crescimento.

No caso do Espírito Santo, as grandes empresas estabelecidas permitiram que houvesse um fortalecimento econômico, porém ainda havia pouco incentivo ao empreendedorismo e às startups.

E então, como crescer em meio a esse cenário? Para mudar essa realidade, foi necessário entender os desafios e se empenhar no desenvolvimento de um ecossistema que criasse condições de sucesso.

De acordo com Francisco, o primeiro ponto foi trabalhar o mindset dos empresários locais para fazê-los entender que as startups têm o crescimento lento, buscando ampliar espaço para criar uma rede de conexão com o mundo. Foi com base nesse pensamento que decidiram criar o Hub Base 27, um projeto que tem como objetivo criar uma ambiência na região do Espírito Santo para ampliar o ecossistema de inovação.

Uma proposta desenhada por conexões

“Fazer em comunidade é mais fácil do que fazer sozinho”, foi com essas palavras que Francisco destacou a importância do aprendizado em conjunto. Na Hub Base 27, a proposta de acelerar o processo de inovação dentro das organizações é construída de maneira coletiva com vários segmentos e públicos.

As diversas conexões contam com muitos mantenedores, parceiros e patrocinadores, como outros hubs, universidades e organizações. O executivo relatou que no último ano foram 117 conexões criadas através da ação da Hub Base 27, além de 84 eventos para a comunidade local e 3.600 participações em eventos. Os números mostram que a ideia de união tem como objetivo criar condições melhores e um cenário mais desenvolvido para todos os envolvidos.

Como exemplo, Francisco cita o programa de filiação, que tem como objetivo trazer jovens universitários para o mercado de trabalho, enquanto os mantenedores (formados por diversas empresas, algumas delas concorrentes) se empenharam em transformar suas organizações a partir da proposta do Hub Base 27.

Dessa forma, criam modelos de capacitação para os seus colaboradores. E assim, juntos iniciaram um trabalho de mudança do cenário local, construindo um ambiente de inovação interna e também aberta através da Open Innovation.

Por Amanda Lucio, em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2021

Leia também: Sudeste tem alta de 19,41% no faturamento online em agosto de 2021, revela o índice MCC-ENET.