O e-commerce segue em constante evolução, buscando maneiras de aprimorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas. Uma das últimas tendências é o uso da Inteligência Artificial generativa, que tem sido adotada por grandes marcas internacionais como Newegg Commerce, eBay e Ghirardelli Chocolate Co para promover melhorias em suas comunicações e operações.
A Newegg, uma marca de eletrônicos exclusivamente online, desenvolveu uma ferramenta de IA generativa chamada SummaryAI, que resume os comentários dos clientes sobre um determinado produto em uma única frase. Além disso, a empresa também utiliza a IA para destacar os “prós” e “contras” de cada item, com base nas avaliações dos clientes. Essas informações são exibidas no topo da seção de comentários e também logo abaixo da imagem do produto, rotuladas como “Review Bytes”.
De acordo com Andrew Choi, Diretor de marca e experiência do site da Newegg, essa ferramenta pode ser muito útil para os clientes que desejam uma análise rápida antes de realizar uma compra. Isso mostra a importância que a empresa dá às avaliações dos clientes, uma vez que 20% dos compradores do site leem as reviews e gastam 40% a mais do que aqueles que não as leem.
No entanto, a Newegg não é a única a investir na IA generativa. Outras marcas estão utilizando essa tecnologia para otimizar suas páginas de detalhes de produtos, seja para aumentar as conversões ou criar conteúdo mais rápido. Ainda há muitos experimentos sendo realizados nessa área, mas é evidente que a IA é um tema quente no varejo.
A pesquisa realizada pela Digital Commerce 360 com 135 executivos de varejo em 2022, revelou que, 26% dos entrevistados planejavam aumentar os investimentos em inteligência artificial até o ano passado. Além disso, 11% acreditam que esses investimentos serão fundamentais para melhorar as conversões online, enquanto outros 44% o consideram importante nos negócios.
O interesse pela IA generativa só aumentou após o lançamento do ChatGPT pela OpenAI em novembro de 2022. A famosa ferramenta utiliza a IA generativa e processamento de linguagem natural para responder perguntas e criar conteúdo. Com isso, os varejistas têm explorado o potencial da ferramenta para ajudar os varejistas na otimização das suas páginas de detalhes de produtos, por exemplo.
Uma das principais vantagens da IA generativa é sua capacidade de lidar com grandes catálogos de produtos. Muitas vezes, as páginas de detalhes não são totalmente otimizadas devido a diversos fatores, como milhares de SKUs, venda em diferentes plataformas e idiomas. Nesse sentido, a IA pode identificar oportunidades e sugerir formas de otimizar as páginas, tornando-as mais eficazes na conversão de clientes.
Nesse sentido, a IA generativa promete trazer muitos benefícios para o mercado de e-commerce, desde a melhoria da experiência do cliente até o aumento das vendas. No entanto, é necessário um cuidado ao utilizá-la, a fim de garantir seu uso eficaz e responsável. Com o avanço da tecnologia, a IA generativa tem ganhado espaço no varejo online, transformando a maneira que os produtos são apresentados e vendidos aos consumidores.