A inteligência artificial (IA) já impacta diversos setores, mas ainda encontra barreiras para ganhar escala nas áreas de vendas. De acordo com levantamento da Bain & Company, novas aplicações de IA generativa e agentiva têm potencial para liberar tempo das equipes comerciais e aumentar as taxas de conversão em até 30%.

O estudo mostra que, atualmente, vendedores dedicam apenas 25% do tempo às atividades de venda. A automação de tarefas administrativas e repetitivas com IA poderia dobrar esse índice. Entre os principais entraves para a adoção da tecnologia estão processos fragmentados, bases de dados dispersas e resistência cultural nas equipes.
Aposta do mercado
A Bain identificou 25 casos de uso de IA generativa e agentiva ao longo do ciclo de vendas em empresas B2B e B2C. Esses modelos evoluem de automações tradicionais para aplicações mais avançadas, permitindo ganhos de 30% a 40% na redução do tempo gasto em testes manuais e ganhos de 40% a 50% em produtividade em testes unitários.
Segundo Lucas Brossi, líder da prática de IA da Bain na América do Sul, companhias que priorizarem o redesenho de processos comerciais com foco em IA terão vantagem competitiva no médio e longo prazo. O sucesso, porém, depende de decisões estratégicas sobre dados, mudanças culturais e apoio da alta liderança.
Para transformar o potencial em resultados, o estudo recomenda que as empresas priorizem casos de uso de alto valor, revisem processos críticos em vez de apenas automatizá-los e refinem a qualidade dos dados. Áreas como prospecção e qualificação são vistas como pontos de partida para pilotos rápidos, com aprendizado contínuo e possibilidade de expansão em escala.