Braço que agrega segmentos como supermercados, shoppings, pet shops, farmácias e lojas de conveniência, o iFood Mercado cresceu 60% no volume de pedidos em 2024. O índice, que é uma comparação com 2023, mostra como o aplicativo desenvolveu essa área nos últimos anos. Hoje, são mais de 30 mil lojas do gênero pelo Brasil.
O iFood afirma que a chegada de novos estabelecimentos ao marketplace se deve, principalmente, ao interesse de pequenos e médios empreendedores. Com objetivo de aumentar a presença no ambiente digital, a plataforma encurta esse caminho.
Outra prova do interesse do iFood na categoria de Mercado está em suas movimentações corporativas. Em outubro, a empresa comprou parte da Shopper, supermercado online baseado no modelo de entregas programadas. Há poucos dias, a marca abriu sua primeira loja física.
Distribuição
A porcentagem de lojas de pequeno porte que vendem por intermédio do aplicativo é de 51% atualmente. Individualmente, olhando para cada um dos segmentos, todos tiveram resultados positivos expressivos no número de pedidos. Veja:
- Shopping - alta de 165%;
- Farmácias - alta de 78%;
- Supermercados - alta de 66%;
- Pets - alta de 66%.
Do lado do consumidor, o principal motivo para comprar itens do tipo no iFood é a busca por conveniência. Até por isso, cerca de 80% dos pedidos feitos nos estabelecimentos que integram o iFood Mercado são entregues no mesmo dia.
“Nosso crescimento reflete o compromisso em conectar consumidores a uma ampla gama de produtos de forma eficiente. O foco está na experiência de compra, integrando conveniência e economia. Além disso, é uma oportunidade para novos empreendedores e pequenas lojas ampliarem o número de clientes e vendas”, explica Murilo Massari, diretor comercial de Mercado do iFood.