Logo E-Commerce Brasil

IFood Mercado: escalada de pedidos é expressiva em 2024

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Braço que agrega segmentos como supermercados, shoppings, pet shops, farmácias e lojas de conveniência, o iFood Mercado cresceu 60% no volume de pedidos em 2024. O índice, que é uma comparação com 2023, mostra como o aplicativo desenvolveu essa área nos últimos anos. Hoje, são mais de 30 mil lojas do gênero pelo Brasil.

Homem branco com colete do Ifood está palestrando em frente ao logo Grocery & Drinks.
Murilo Massari, diretor Comercial de Mercado do iFood (Imagem: E-Commerce Brasil)

O iFood afirma que a chegada de novos estabelecimentos ao marketplace se deve, principalmente, ao interesse de pequenos e médios empreendedores. Com objetivo de aumentar a presença no ambiente digital, a plataforma encurta esse caminho.

Outra prova do interesse do iFood na categoria de Mercado está em suas movimentações corporativas. Em outubro, a empresa comprou parte da Shopper, supermercado online baseado no modelo de entregas programadas. Há poucos dias, a marca abriu sua primeira loja física.

Distribuição

A porcentagem de lojas de pequeno porte que vendem por intermédio do aplicativo é de 51% atualmente. Individualmente, olhando para cada um dos segmentos, todos tiveram resultados positivos expressivos no número de pedidos. Veja:

  • Shopping - alta de 165%;
  • Farmácias - alta de 78%;
  • Supermercados - alta de 66%;
  • Pets - alta de 66%.

Do lado do consumidor, o principal motivo para comprar itens do tipo no iFood é a busca por conveniência. Até por isso, cerca de 80% dos pedidos feitos nos estabelecimentos que integram o iFood Mercado são entregues no mesmo dia.

“Nosso crescimento reflete o compromisso em conectar consumidores a uma ampla gama de produtos de forma eficiente. O foco está na experiência de compra, integrando conveniência e economia. Além disso, é uma oportunidade para novos empreendedores e pequenas lojas ampliarem o número de clientes e vendas”, explica Murilo Massari, diretor comercial de Mercado do iFood.