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O impacto das avaliações na conversão do e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A taxa de conversão está entre as métricas mais importantes para o comércio eletrônico. Afinal de contas, o índice mostra a porcentagem dos visitantes que, de fato, fecham uma compra. Então, trabalhar para melhorar o indicador é fundamental para aumentar o faturamento. É aí que entram as avaliações na conversão do e-commerce.

Customer reviews são avaliações atribuídas pelos clientes ao produto, serviço ou marca. Como os comentários são públicos, eles podem ajudar outros consumidores a tomarem decisões de compra. Sem falar que o espaço melhora a reputação do negócio. Dessa forma, a taxa de conversão cresce.

No entanto, os benefícios não se limitam a isso. A seguir, vamos explicar melhor a importância de ter avaliações no e-commerce. Confira!

Como as avaliações ajudam na conversão do e-commerce?

Reviews e avaliações são provas sociais, que mostram ao público que determinado consumidor comprou e gostou do item em questão. Com base nessa validação feita pelos próprios usuários, outros clientes podem ser influenciados. E olha que existem dados que comprovam isso. Confira algumas estatísticas:

  • a probabilidade de compra de um produto com avaliações é 270% maior do que de itens sem nenhum review (Spiegel Research Center);
  • 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de fechar uma compra (CNDL);
  • 92% dos consumidores confiam mais nas avaliações de amigos e familiares que em qualquer outra forma de publicidade (Nielsen);
  • 70% dos clientes confiam até nas recomendações de desconhecidos (Nielsen);
  • uma melhora de 0,1 pontos na reputação de uma empresa pode render um aumento de 25% na taxa de conversão (Revenue Hub);
  • melhorar a reputação de 3,5 para 3,7 estrelas pode representar um aumento de 120% na taxa de conversão (Revenue Hub);
  • ter apenas reviews positivos prejudica a conversão porque geram desconfiança (Revenue Hub);
  • picos de conversão são percebidos em empresas com 4,9 estrelas de reputação (Revenue Hub).

Por que ter avaliações no e-commerce?

Os benefícios vão além do aumento das conversões. Ter reviews no e-commerce é importante porque:

  • promove a marca;
  • confere confiança e credibilidade para a empresa;
  • provoca engajamento dos consumidores;
  • melhora o tráfego do site;
  • aumenta o tempo de permanência na página;
  • reduz o número de trocas e devoluções;
  • evita sobrecarga dos canais de atendimento;
  • gera insights para melhorias no negócio.

Como melhorar as suas avaliações?

Se você chegou até aqui, já percebeu que os reviews são importantes para as conversões do e-commerce, não é mesmo? No entanto, o simples fato de ter avaliações na página não basta: é necessário fazer uma boa gestão de comentários para melhorar a reputação da empresa. Acompanhe algumas dicas para trabalhar essa questão.

Incentive a participação dos consumidores

A probabilidade de o cliente avaliar a marca ou produto é 21% maior quando a experiência é negativa. Sendo assim, para equilibrar a balança, é importante incentivar os reviews de todos os compradores.

Nesse contexto, uma boa estratégia é enviar e-mails com lembretes para avaliação. Vale até oferecer recompensas como forma de incentivo, como pontos no clube de fidelidade, brindes, descontos para a próxima compra, entre outros.

Simplifique o processo de avaliação

Formulários longos e complexos costumam fazer o consumidor desistir de deixar seus reviews. Por outro lado, processos simples são concluídos mais rápido. Logo, os consumidores ficam mais propensos a responder o questionário.

Aprenda com feedbacks negativos

De fato, é difícil resistir à tentação de apagar avaliações negativas. No entanto, mantê-las ativas é mais interessante porque garante credibilidade ao processo. Além do mais, opiniões ruins são importantes, pois permitem a identificação de falhas para investir em melhorias para o negócio.

Invista em uma plataforma de confiança

Para ter resultados positivos com as avaliações, os reviews publicados no e-commerce precisam ser verdadeiros. Isto é, apenas consumidores reais, que tiveram experiências com o produto ou marca — sejam positivas ou negativas —, podem expressar suas opiniões.

É aí que entra a RA Trustvox. A plataforma de avaliação para e-commerce usa inteligência artificial para coletar, auditar e publicar reviews verdadeiros, validados e verificados. Dessa forma, a página receberá avaliações qualificadas e confiáveis.

Usar ferramentas de avaliações garante inúmeros benefícios para as empresas, como o aumento da taxa de conversão, melhora na reputação da marca, redução de trocas e devoluções, desafogamento da equipe de atendimento etc. Nesse contexto, investir em uma plataforma de confiança, como a RA Trustvox, é fundamental para garantir transparência ao processo.