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O impacto do novo consumidor: “experiência do cliente é tudo”

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Em tempos de constantes mudanças nas formas de impactar os clientes, ainda mais durante a pandemia de coronavírus, o uso de dados se tornou mais imprescindível. Ricardo Dias, VP de Marketing da Ambev, e Vala Ashfar, Chief Digital da Salesforce, debateram sobre a melhor maneira de proporcionar a experiência ao consumidor no Fórum E-Commerce Brasil 2020 – Global Edition, nesta terça-feira (28).

Vala Afshar e Ricardo Dias durante o Fórum E-Commerce Brasil

Nessa crise de saúde, que virou crise econômica, as empresas terão maiores oportunidades de investir no “viver”, conforme a demanda do consumidor, especialmente em três pilares: segurança, acessibilidade e relevância, segundo Ashfar.

O especialista explica que os últimos anos de e-commerce cresceram exponencialmente, sobretudo após a pandemia. “Nos últimos meses, as pessoas passaram a usar a mais tecnologia porque estão fazendo home office. Houve uma aceleração de anos no meio de vida”.

“As pesquisas mostram que, no Brasil, 20% das pessoas que fizeram as primeiras compras online vão voltar a comprar depois da pandemia”, diz Ashfar. “As empresas gastam milhões de dólares em mídias sociais, mas deveriam se preocupar com a atenção que dão aos consumidores. Se não tiver estratégia, vai ficar para trás”, complementa Dias.

Os 7 pilares do e-commerce

Dias defende que olhar para o cliente é o mais importante para o início da jornada no e-commerce. “Experiência do cliente é tudo. Esse é o momento ideal para que as marcas se mostrem relevante para as pessoas. É preciso analisar os dados e usá-los com criatividade”.

Ainda segundo Dias, a pandemia escancarou o que o marketing deveria sempre ser: relevante para as pessoas. “Marcas são sobre relações com seres humanos. Se não construir intimidade, não vai ter relação. E assim não vai dar casamento. A relação das marcas com as pessoas funciona como um relacionamento amoroso. Nada deve ser mais importante do que seres humanos”, finaliza.

O Fórum E-Commerce Brasil 2020 — Global Edition revolucionou a maneira de se fazer um evento online. Com todos os keynotes speakers, recebeu mais de 20 mil inscrições. Participe do evento nas redes sociais com usando a hashtag #forum2020

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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil