Logo E-Commerce Brasil

"Incrível e surpreendente": E-Commerce Brasil encerra primeira edição do ECBR Wine Summit, em Mendoza

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Incrível. Surpreendente. Inesquecível. Esses foram alguns dos adjetivos usados por quem participou do E-Commerce Brasil Wine Summit 2024, edição Mendoza, na última semana.

O E-Commerce Brasil levou 40 executivos, líderes de operações de varejo e indústria, para uma imersão completa de 3 dias na região, unindo o que há de melhor em experiências, conteúdo e networking.

Delegação em visita à Zuccardi, eleita por 3 vezes a melhor vinícola do mundo

O conteúdo foi ministrado e coordenado pelo Professor Silvio Meira, em parceria com Vivianne Vilela, em conferências que foram realizadas em surpreendentes salas de barricas, que se transformaram em salas de aula, criando momentos mágicos de conhecimento.

Conferência na sala de barricas da Bodega Dante Robino
Após conferência na sala de barricas, roda de conversas liderada pelo Prof. Silvio Meira

Silvio destacou que a inovação depende de mudança e começa pela liderança, afirmou que grande parte dos negócios digitais está fazendo o planejamento de marketing para 2025 e provou que o WhatsApp só é um fenômeno no Brasil por causa de regras erradas e alerta para como uma única regra errada pode acabar com um negócio.

Grande parte dos negócios digitais está fazendo o planejamento de marketing para 2025 sem nenhuma estratégia, e estou falo com autoridade, pois existem dados do mercado sobre isso. O marketing precisa se tornar mais ágil, inspirado por dados e focado na experiência das pessoas como clientes, aproveitando as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias e plataformas figitais (nas dimensÕes físicas, digital e social)

Silvio Meira

Ainda sobre inovação e plataformas figitais, Silvio defende que a tendência é que as empresas criem suas próprias redes (ou atuem com protagonismo em redes já formadas). E o marketing, nesse cenário, assume o papel de construir os efeitos de rede: quanto mais participantes (nós) e mais conexões entre eles, maior o valor para cada um e para toda a rede como um todo.

Vivemos em uma era de transformações profundas na maneira como interagimos, nos comunicamos e participamos da vida política. O advento do espaço figital – uma fusão complexa das dimensões física, digital e social da realidade – trouxe não apenas novas oportunidades para o engajamento cívico, mas também desafios sem precedentes para nossos sistemas democráticos.

Silvio Meira

Prof. Silvio Meira, Tiago Baeta (E-Commerce Brasil) e Fabio Pereira (Marisa), na Viña Cobos

Os encontros aconteceram em bodegas como a Zuccardi, Cobos, Casareña, Dante Robino e El Enemigo. Paisagens de tirar o fôlego, histórias inspiradoras das lideranças de cada bodega e um networking com muito vinho e as Cordilheiras ao fundo.

A delegação em degustação harmonizada na Zuccardi

O evento foi destaque nos jornais locais. O Mdz, principal jornal da região, destacou “Líderes digitales de Brasil conocieron las bondades el enoturismo local“. E o ReporteAsia, veículo dedicado ao mercado da América Latina e Asia, trouxe que “Líderes de la industria del retail de Brasil llegan a Mendoza“.

Sebastián Zuccardi, líder da vinícola, recebe nossa delegação

No último dia do evento, o cenário para o networking foi na região de Los Chacayes, a mais próxima das cordilheiras, com a realização de um festival com uma seleção de 15 micro bodegas da região, uma parrilhada e a presença de Andrés Rosbergn, que foi presidente da Associação Argentina de Sommeliers e o único latino-americano a ser presidente da Associação Internacional de Sommeliers.

Andrés Rosbergn, o único latino-americano a ser presidente da Associação Internacional de Sommeliers

Caso queiram explorar, as 15 bodegas selecionadas para o festival foram: ⁠Alma Mater, ⁠Mater Vini, ⁠Casa de Uco, ⁠Corazón del Sol, Terrazas de los Andes, Solocontigo, La Coste de los Andes, Finca el Origen, La Vigilia, ⁠Bianchi, Giménez Riili, Alpasion, Ver Sacrum / La Cayetana , SuperUco e Piedra Negra.

Nossa delegação na adega particular da família Zuccardi

A primeira edição do ECBR Wine Summit aconteceu entre os dias 09 e 12 de setembro e foi uma realização do E-Commerce Brasil em parceria com a Grand Cru e a Wine Locals, com o patrocínio de vanti, Confi, CRM&Bonus, Frete Rápido, Maitha Tech, Selia Full Commerce, Signifyd, Wake e World Pay.

Foi incrível. O mercado abraçou a idéia desde o primeiro momento. Reunimos lideranças de indústrias como Fashion, Eletro, Informática, Farma, Alimentos, Casa & decor, dentre outros. Foi muita troca, muita amizade e um conteúdo intenso, Em cenários Inspiradores. certamente cumprimos o papel do E-Commerce Brasil que é gerar conhecimento e educação de forma colaborativa e com experiências diferenciadas.

Tiago Baeta, E-Commerce Brasil

O local e data da edição 2025 serão divulgados em breve.