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Iniciador de Pagamentos alia-se aos e-commerces na Black Friday

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com a proximidade da Black Friday de 2023, quem possui um e-commerce já deve estar com a estratégia engatilhada para evitar cair na estatística que assombra o varejo online: 70,19% é a taxa média de abandono de carrinhos em lojas virtuais no último ano segundo o Baymard Institute, que analisou 49 estudos para chegar a este número. 

Entre tantos motivos que contribuem para o abandono de carrinho em um e-commerce, um quinto dos consumidores alegam dificuldades no processo de checkout. Sendo a Black Friday uma data tão aguardada para o faturamento dos lojistas, pensar com antecedência nas etapas da experiência do cliente pode evitar futuras dores de cabeça.

Logo, para valorizar a experiência do cliente é importante levar em consideração as preferências dele no meio digital. No último dia 9 de outubro, o PIX bateu um novo recorde, com 163 milhões de transações diárias. Esse número altíssimo endossa a preferência do consumidor em realizar pagamentos com esse método, mesmo existindo vários atritos no processo. Um exemplo disso é o PIX Copia e Cola, que, ao gerar um código extenso com números, letras e símbolos, propicia uma experiência não tão fluida para o usuário, com diversos redirecionamentos entre um aplicativo e outro.

A FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, traz o Iniciador de Pagamento como mais um diferencial da jornada Full Digital Commerce, uma solução de ponta a ponta para o comércio digital. Ao conectar o e-commerce ou marketplace a bancos por meio de uma API, a fricção na etapa de checkout é reduzida consideravelmente, e, consequentemente, há uma diminuição no abandono de carrinho.

O Iniciador de Pagamentos permite transações via PIX de forma simplificada, reduzindo a jornada de pagamento de dez para até quatro passos, sendo uma alternativa ágil, segura e white label, que integra toda a comunicação técnica e interface. 

Open Finance possibilita inovações nas transações de compras online 

O Banco Central lançou o Open Finance em quatro etapas. A terceira fase, relativa a transações de pagamentos, foi aprovada já em outubro de 2021 e, após uma fase de experimentação, este ano já é possível enxergar a consolidação deste novo meio de pagamento.

“Além de um processo mais fluido, o cliente não perde o foco no checkout, o que contribui com a redução do abandono de carrinhos, algo recorrente em e-commerces e marketplaces”, diz Felipe Correia, estrategista digital de varejo da FCamara.

Quando comparado ao PIX tradicional, no formato Copia e Cola, o PIX via Open Finance pode gerar um aumento de até 20% na conversão. Isso porque gera mais confiança e conveniência para o cliente, reduzindo consideravelmente as desistências de compra na etapa de checkout.

Compras efetuadas no PIX tendem a crescer durante a Black Friday 

O PIX chegou para revolucionar o mercado brasileiro e o comportamento do consumidor. Tanto é que, nos últimos 3 anos, desde a implementação desse meio de pagamento nos bancos, o número de transações online cresce cada dia mais. Somente em agosto de 2023, foram mais de 3,7 bilhões de transações realizadas via PIX.

No ano passado, entre os dias 20 e 22 de novembro houve um aumento de 106% dos pagamentos via PIX, impulsionados pela Black Friday. A tendência para este ano é que o número de transações nessa modalidade seja ainda maior. 

A estratégia de oferecer descontos em compras em que o pagamento é realizado via PIX também vem se popularizando, e, com isso, é importante a implementação de uma interface mais amigável e uma jornada de compra que estimule o checkout. 

Concentrando grande parte dos esforços em reduzir o abandono de carrinho na fase de checkout, melhorando a usabilidade e encurtando as etapas para facilitar a jornada, é estimado um aumento de 35,26% na taxa de conversão

Como o consumidor não precisa deixar o ambiente de compra para realizar o pagamento, o Iniciador de Pagamentos reduz em até 50% o tempo de checkout, levando a uma evolução na experiência de compra.

O Iniciador de Pagamentos é apenas uma das soluções que compõem o portfólio de soluções financeiras da FCamara. Existem muitas outras soluções ofertadas que oferecem a possibilidade de inovação nos negócios. Saiba mais sobre a Jornada Full Digital Commerce da FCamara e implemente o Iniciador de Pagamentos na loja virtual.