O desempenho do varejo brasileiro nos próximos meses foi detalhado por meio de indicadores do IBEVAR – FIA Business School, com dados do FIBGE e análises baseadas em manifestações dos consumidores nas redes sociais. O levantamento aponta estagnação no consumo no primeiro trimestre de 2025 em relação ao quarto trimestre de 2024, mas projeta um aumento de 3,42% em comparação ao mesmo período de 2024, com crescimento estimado em todas as categorias analisadas.
Consumo por categorias no varejo tradicional
Os segmentos monitorados apresentaram variações significativas entre os dois trimestres:
- Artigos farmacêuticos e perfumaria: +9,55% (1T25/1T24)
- Materiais de construção: +6,87% (1T25/1T24)
- Automóveis, motos e peças: +12,80% (1T25/1T24)
- Tecidos, vestuário e calçados: +7,83% (1T25/1T24)
- Móveis e eletrodomésticos: +1,67% (1T25/1T24)
Varejo ampliado e serviços: redes sociais revelam tendências detalhadas
O monitoramento das redes sociais permitiu a análise de 38 segmentos, ampliando a visão para incluir serviços. Dentre eles:
- Livrarias: +15,49% (1T25/1T24);
- Moda: +15,17% (1T25/1T24);
- Motocicletas: +21,39% (1T25/4T24);
- Cinema: +12,89% (1T25/4T24);
- Papelarias: +12,72% (1T25/4T24).
Entretanto, 25 dos 38 segmentos analisados apresentaram retração no primeiro trimestre de 2025 em relação ao quarto de 2024. Destaques negativos incluem:
- Aluguel de carros: -20,61% (1T25/4T24);
- Beleza e cosméticos: -16,66% (1T25/4T24);
- Joalherias: -19,92% (1T25/4T24).
Segundo o presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, há uma expectativa de aumento na inadimplência em janeiro de 2025, variando entre 5,37% e 5,70%, influenciada pela estagnação econômica e atrasos nos pagamentos.