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Instituição projeta aumento de 3,42% no consumo durante 1º trimestre de 2025

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O desempenho do varejo brasileiro nos próximos meses foi detalhado por meio de indicadores do IBEVAR – FIA Business School, com dados do FIBGE e análises baseadas em manifestações dos consumidores nas redes sociais. O levantamento aponta estagnação no consumo no primeiro trimestre de 2025 em relação ao quarto trimestre de 2024, mas projeta um aumento de 3,42% em comparação ao mesmo período de 2024, com crescimento estimado em todas as categorias analisadas.

Homem segurando seta vermelha indicada para cima
(Imagem: Envato)

Consumo por categorias no varejo tradicional

Os segmentos monitorados apresentaram variações significativas entre os dois trimestres:

  • Artigos farmacêuticos e perfumaria: +9,55% (1T25/1T24)
  • Materiais de construção: +6,87% (1T25/1T24)
  • Automóveis, motos e peças: +12,80% (1T25/1T24)
  • Tecidos, vestuário e calçados: +7,83% (1T25/1T24)
  • Móveis e eletrodomésticos: +1,67% (1T25/1T24)

Varejo ampliado e serviços: redes sociais revelam tendências detalhadas

O monitoramento das redes sociais permitiu a análise de 38 segmentos, ampliando a visão para incluir serviços. Dentre eles:

  • Livrarias: +15,49% (1T25/1T24);
  • Moda: +15,17% (1T25/1T24);
  • Motocicletas: +21,39% (1T25/4T24);
  • Cinema: +12,89% (1T25/4T24);
  • Papelarias: +12,72% (1T25/4T24).

Entretanto, 25 dos 38 segmentos analisados apresentaram retração no primeiro trimestre de 2025 em relação ao quarto de 2024. Destaques negativos incluem:

  • Aluguel de carros: -20,61% (1T25/4T24);
  • Beleza e cosméticos: -16,66% (1T25/4T24);
  • Joalherias: -19,92% (1T25/4T24).

Segundo o presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, há uma expectativa de aumento na inadimplência em janeiro de 2025, variando entre 5,37% e 5,70%, influenciada pela estagnação econômica e atrasos nos pagamentos.