Depois de pouco mais de um ano da Inteligência Artificial, as ferramentas de IA estão se aprimorando cada vez mais e prometem continuar sendo tendência nos próximos anos. Pensando nisso, muitas PMEs perceberam que para manter as vendas aquecidas e ampliar o sucesso no ambiente digital, é preciso adotar o uso da ferramenta nos seus negócios. Em 2024, cerca de 36% pretendem começar a usar e quase 37% querem implementar vídeos dos produtos na loja virtual para aumentar a conversão de vendas.
Destacaram-se também o atendimento digital e os chatbots (conversational commerce), ambos com 30%. Os dados são do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, feito pela Nuvemshop.
Em 2023, as pequenas e médias empresas do varejo online faturaram R$ 3,3 bilhões, um crescimento 22% maior em relação a 2022, segundo a pesquisa.
“As pequenas e médias empresas registraram um crescimento de 22% no faturamento no último ano. As tendências apontadas pelo mercado, como inteligência artificial e uso de vídeos para mostrar os produtos na loja virtual, já estão no radar dos empreendedores. Percebemos que eles também desejam investir ainda mais em conhecimento para expandir as vendas e aproveitar as tecnologias de forma estratégica”, comentou Luiz Natal, Gerente de Plataforma da Nuvemshop.
O estudo também indicou que os lojistas pretendem expandir ainda mais suas estratégias de negócio virtuais em 2024. Cerca de 51% dos empreendedores querem aprender mais sobre as estratégias de e-commerce, enquanto 29% gostariam de aumentar seu portfólio de produtos; e 28% querem ampliar os canais de venda online.
Em relação aos aprendizados e desafios da gestão dos negócios em 2023, a falta de capital de giro para reinvestir na loja foi a maior dificuldade enfrentada por 44% dos empreendedores. Para 29%, existe uma dificuldade de conhecer e dominar as ferramentas necessárias para crescer. Já para 25%, a falta de tempo para administrar todo o negócio é um desafio.
Os empreendedores também foram perguntados sobre as principais impasses enfrentados diretamente no e-commerce e as respostas foram:
– Baixa taxa de conversão (38%)
– Alto custo de frete (21%)
– Dificuldade para precificar (13%)
– Carrinhos abandonados (12%)