Segundo pesquisa da Serasa Experian, visando compreender o cenário de inovação das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) no país, os empreendedores podem ser classificados em quatro perfis: quero ser grande, caminho estável, batalha diária e liderança inovadora.
A pesquisa avaliou a adoção de tecnologias no cotidiano das PMEs, incluindo o uso de inteligência artificial (IA) e a participação em eventos do setor. Sobre a IA, 47% dos entrevistados afirmaram que já utilizam ou pretendem adotar a tecnologia para melhorar processos, atendimento ao cliente e outras atividades.
Entre os perfis analisados, o grupo liderança inovadora apresentou o maior índice de utilização de IA, com 63% das empresas fazendo uso da tecnologia. Já as PMEs do perfil caminho estável registraram o menor percentual, com apenas 34% aderindo à IA.
A pesquisa também destacou que 46% das PMEs participam de eventos sobre inovação, digitalização e tendências tecnológicas. O perfil quero ser grande lidera nessa prática, com 62% de adesão. Em contraste, o grupo caminho estável foi novamente o menos ativo, com apenas 26% de participação.
Mariana Figueiredo, diretora de produtos para pequenas e médias empresas da Serasa Experian, explica: “entender os desafios e necessidades de mercados cada vez mais competitivos, saber como inovar e usar a tecnologia a favor da qualidade e da eficiência do negócio, é importante para todas as empresas, inclusive para as menores. Nosso objetivo é apoiar as pequenas e médias empresas com soluções que sirvam esse propósito, facilitando seu dia a dia e sua prosperidade”.
Perfis das PMEs brasileiras
Quero ser grande
Representando 31% das PMEs entrevistadas, esse grupo é composto por empresas que operam em conformidade com as normas e possuem planos de crescimento.
- Utilização de IA: 49% já utilizam ou planejam adotar a tecnologia;
- Participação em eventos: 62% participam de encontros sobre inovação e tendências.
- Porte e segmento: 41% são microempresas, 33% empresas de médio porte, 14% empreendedores individuais e 12% empresas de pequeno porte. Setorialmente, 70% atuam em serviços, 18% no comércio varejista, 9% na indústria e 3% no atacado.
- Idade da empresa: 39% têm mais de 10 anos; 24% entre 5 e 10 anos; 14% de 3 a 5 anos; e 23% entre 6 meses e 3 anos.
Caminho estável
Com 25% das PMEs, esse perfil reúne empresas que estão estáveis e não planejam mudanças ou expansões significativas.
- Utilização de IA: apenas 34% adotam.
- Participação em eventos: 26% frequentam eventos do setor.
- Porte e segmento: 47% são microempresas, 24% de médio porte, 16% de pequeno porte e 14% empreendedores individuais. No setor de atuação, 63% estão em serviços, 22% no varejo, 13% na indústria e 2% no atacado.
- Idade da empresa: 51% têm mais de 10 anos; 18% de 5 a 10 anos; 15% de 3 a 5 anos; e 16% entre 6 meses e 3 anos.
Batalha diária
Esse grupo, que corresponde a 22% das PMEs, é caracterizado por empresas focadas na continuidade da operação e no lucro.
- Utilização de IA: 42% utilizam ou pretendem adotar a tecnologia;
- Participação em eventos: 38% frequentam encontros;
- Porte e segmento: 37% são de médio porte, 31% microempresas, 25% empreendedores individuais e 7% empresas de pequeno porte. No setor, 71% estão em serviços, 18% no varejo, 6% na indústria e 5% no atacado.
- Idade da empresa: 24% têm mais de 10 anos; 16% entre 5 e 10 anos; 17% de 3 a 5 anos; e 38% entre 6 meses e 3 anos.
Liderança inovadora
Com 22% das PMEs, esse perfil é formado por empresas financeiramente seguras que estão na vanguarda da inovação.
- Utilização de IA: 63% já utilizam ou planejam utilizar inteligência artificial;
- Participação em eventos: 56% frequentam eventos do setor;
- Porte e segmento: 43% são microempresas, 26% de médio porte, 18% de pequeno porte e 14% empreendedores individuais. No setor, 60% estão em serviços, 23% no varejo, 10% na indústria e 6% no atacado.
- Idade da empresa: 37% têm mais de 10 anos; 19% entre 5 e 10 anos; 17% de 3 a 5 anos; e 27% entre 6 meses e 3 anos.