Cerca de 64% dos brasileiros estão planejando participar da edição deste ano da Black Friday, segundo a pesquisa on-line da YouGov Surveys, feita entre os dias 17 e 23 de outubro. De acordo com os dados levantados, 15,5% dos brasileiros participarão da campanha pela primeira vez, e apenas 5,2% nunca ouviu falar dela – uma porcentagem que aumenta entre pessoas de 25 a 34 anos (8%).
Principais desafios
A pesquisa também apontou os desafios que as marcas precisarão enfrentar no período, como as experiências negativas que os clientes tiveram em edições anteriores. Como no caso dos 26,2% dos brasileiros, que visitaram lojas físicas lotadas e desconfortáveis em outros anos da Black Friday.
Esse é o problema que mais incomoda os consumidores do país durante a data comercial. Outro quarto do público disse ter tentado comprar um produto, mas o estoque havia acabado ou as lojas não tinham em estoque o item com as características procuradas.
Sobre as promoções, pouco mais de um quinto dos brasileiros afirmaram que as lojas físicas e online estavam tão lotadas que não conseguiram concluir a compra. Além disso, o problema das “condições ocultas” nos descontos foi uma reclamação de 13,4% dos entrevistados.
Ainda assim, é possível dizer que a experiência de compra tem sido positiva para uma grande parte dos brasileiros, pois quase três em cada 10 consumidores pesquisados disseram não ter encontrado nenhum dos problemas apresentados pela pesquisa, a principal opção no censo.
Perfil dos consumidores
A pesquisa identificou a existência de um perfil de brasileiros que acredita que há descontos genuínos na campanha, embora não sejam os melhores do ano. Desses, 9,1% disseram já ter problemas para pagar (foram cobrados em dobro ou o valor não correspondia ao anunciado), em comparação com 6,6% da média. Cerca de 28,7% desses consumidores também tiveram o produto que queriam indisponível, um incômodo estatisticamente mais frequente do que o do comprador médio (24,6%).
Para David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, “a idade também parece estar relacionada a determinados problemas ao longo da Black Friday. Por exemplo, os jovens de 18 a 24 anos têm maior probabilidade de dizer que foram cobrados mais de uma vez, ou o valor errado, ao participar do evento. Por outro lado, os adultos com idade entre 45 e 54 anos são estatisticamente mais propensos a reclamar de lojas físicas lotadas ou de condições ocultas em descontos e promoções. Os consumidores com mais de 55 anos, por outro lado, parecem ter tido as melhores experiências com a campanha, com quase a metade relatando não ter tido problemas com nenhuma das questões analisadas pelas pesquisas”, afirma.
Intenção de compras em 2023
Os gastos também permanecerão nos mesmos níveis em comparação com as edições anteriores: 42,8% dos consumidores que fizeram compras em anos anteriores durante a Black Friday e que farão compras agora disseram que irão gastar aproximadamente o mesmo valor das edições passadas.
Sobre a confiança, a Black Friday ainda mantém uma reputação relativamente boa entre os brasileiros. Apenas um quinto dos entrevistados afirma que o evento não oferece descontos reais aos consumidores. Ao mesmo tempo, apenas 37,4% acreditam que a campanha de compras representa a melhor época de valores baixos do ano. O estudo também destaca que os compradores com mais de 55 anos são os mais céticos em relação à autenticidade da Black Friday.
Os produtos da categoria de roupas, calçados ou acessórios são os mais populares entre as categorias analisadas pela pesquisa, indicados por quase metade dos brasileiros que pretendem participar da data.
O segundo tipo de produto mais popular durante a campanha comercial é o de eletrodomésticos, seguido por produtos de tecnologia (incluindo smartphones, tablets, laptops e smartwatches), cada um com mais de 33% da preferência.