Logo E-Commerce Brasil

LocalizaLabs: transformação tecnológica da empresa e o engajamento dos colaboradores

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

André Petenussi, CTO da Localiza, participou do segundo dia do Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection para falar sobre a jornada de transformação de uma empresa de tecnologia.

A Localiza é líder de seu segmento na América Latina e um player bastante tradicional, com 48 anos de existência. O projeto da companhia, que começou com a compra de alguns Fuscas para aluguel, tornou-se algo muito mais ambicioso com o tempo.

Com o passar dos anos, no entanto, a companhia viu a necessidade de modernização, sem perder seus propósitos e culutra.

Petenussi explica que a pergunta que possibilitou a transformação foi “para onde a gente quer ir?”.

“Nossa missão é ser um dos maiores laboratórios de tecnologia e a missão é encantar o cliente e o colaborador, além de expandir a digitalização”, ele responde.

A transformação da Localiza, iniciada em 2019, foi estruturada em 3 pilares: modelo operacional, tecnologia e gente e cultura.

A cultura era um dos pontos mais fortes em uma empresa tradicional, com 48 anos de história. Mesmo assim, desde então a companhia passou a investir em novas contratações e tecnologias, fazendo o quadro de colaboradores saltar de 200 para mais de 800 em dois anos e meio.

As segmentações dos times, forma organizacional do trabalho, método de avaliar e reconhecer os resultados e a gestão dos projetos também sofreram alterações para acompanhar o crescimento.

O modelo operacional em 2019 na área de tecnologia se baseava em receber e implementar pedidos. Os times eram orientados por projetos, com frequentes mudanças de contexto e baixa responsabilização por resultados.

Já em 2021, a companhia passou a investir em um mapeamento de projetos mais estratégicos, com orientação dos times feita a partir dos produtos e organizados pelo valor e pelo resultado.

A empresa investiu também na adoção de uma metodologia ágil como um modelo de gestão. Além disso, a empresa também internalizou o capital intelectual técnico. Menos de 10% do desenvolvimento tecnológico está com empresas parceiras, que ajudam a ampliar os horizontes.

Por fim, Petenussi frisou a importância do investimento em pessoas para que toda a aplicação tecnológica fosse possível.

“Acreditamos que ‘gente’ seja o principal foco para o desenvolvimento da companhia e o que de fato faz diferenciar a companhia a longo prazo, pois não fazemos nada sem as pessoas”, explica o executivo.

Entre os êxitos da empresa neste processo de transformação está a criação do LocalizaLabs, um time de tecnologia alinhado com os propósitos da companhia e integrado com os demais times. Com ele, foram implementados novos modelos de gestão através da criação de cargos, times, salários e disseminação da cultura da Localiza.

Petenussi conclui que o principal indicador de que a transformação da empresa foi um sucesso foram as avaliações de engajamento dos colaboradores, que aumentaram consideravelmente de 2019 para 2021.

Por Júlia Rondinelli, da redação do E-Commerce Brasil. 


O Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection acontece nos dias 13, 14 e 15. O evento de alcance global conta com a participação de especialistas e grandes nomes do comércio eletrônico. Acompanhe ao vivo.

Leia também: Black Friday 2021 volta a ser oportunidade para brasileiros realizarem sonhos de consumo.