Logo E-Commerce Brasil

38% dos lojistas acreditam que a sua maior dificuldade logística é a abrangência nacional

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa da Selia com o E-Commerce Brasil criou um panorama da logística, fullfilment e terceirização nas operações brasileiras de e-commerce.

Para 38% dos respondentes, a principal dificuldade enfrentada hoje no e-commerce com relação à logística é conseguir atingir abrangência nacional.

Na faixa dos 22%, duas respostas: entrega e carga tributária. Já para 19% é a complexidade e manuseio do produto.

Com relação ao fulfillment, a maior dificuldade expressada pelos lojistas é a do transporte (32%).

34% responderam que é o estoque e 16% a embalagem (packing). Na faixa dos 13%, duas respostas: separação (picking) e pós-entrega.

Expectativas de melhorias na operação logística

43% dos entrevistados têm expectativas de melhorias no que tange a redução do custo do frete.

24% responderam que esperam melhorias na redução do prazo de entrega dos produtos. 13% responderam redução de ruptura e 11% melhorias na infraestrutura. Por fim, 8% esperam melhoria na redução da logística reversa.

Melhorias eficientes

Quando se trata de melhorias que impactam o fulfillment, 51% têm expectativas para melhorias no frete.

22% esperam melhorias no processamento de pedidos e 16% no armazenamento. Na faixa dos 5%, duas respostas: recebimento e coleta.

Terceirização do serviço

Os respondentes da pesquisa foram questionados também sobre os serviços atrelados a terceirização na logística que eles consideravam mais relevantes.

Para 30% é o pacote logístico completo. 24% obteve duas respostas: armazenagem (fulfillment) e transporte (last mile). 11% também duas respostas: transporte inbound (fornecedores) e importação.

Quando questionados sobre os critérios a se considerar ao escolher a terceirização, 40% afirmaram que é a redução de custo.

30% falaram sobre melhorias no serviço e 16% falta de know how. Além disso, 11% elegeram implantação de novos serviços como um fator e 3% tornar o custo fixo viável.

32% afirmaram ainda que não fazem operação logística de forma terceirizada. 27% dos que fazem a consideram boa e 22% regular. 13% acreditam que é ótima e 3% excelente.

Leia também: E-commerce segue alavancando o mercado de locações de galpões logísticos.