Pesquisa realizada pela Total Express em parceria com o E-Commerce Brasil sobre mercado e logística mostra o padrão que os lojistas esperam das transportadoras.
A pesquisa mostrou também que 41% dos lojistas de e-commerce acreditam que motoboys e plataformas colaborativas são as alternativas que apresentam risco de substituição das empresas de transporte.
Podendo assinalar mais de uma alternativa, 21% responderam que as empresas de transporte podem ser substituídas por frota própria em praças específicas e 17% responderam Uber.
Porém, contrastando com as alternativas acima, 51% dos respondentes acreditam que não há risco para as empresas de transporte.
Serviços diferenciados
De acordo com os lojistas, 69% deles gostariam que as transportadoras oferecessem como serviço diferenciado a rastreabilidade do last mile.
Podendo responder mais de uma alternativa, 56% gostariam que as transportadoras oferecessem a precificação dinâmica. Além disso, 51% assinalaram a utilização de lockers.
43% dos lojistas manifestaram interesse em entregas verdes (ECO frete) e 38% em uso de veículos alternativos.
Apenas 2% responderam entrega e retirada simultânea.
Perfil dos respondentes
66% dos respondentes afirmaram que usam uma estrutura de armazenagem própria para o e-commerce. Enquanto isso, 18% usam uma terceirizada e 15% uma mistura de uma própria com terceirizada.
75% dos lojistas afirmaram ainda que não usam estoque compartilhado com fornecedores (modelo de consignação ou dropshipping).
Da parcela dos que usam estes modelos, 20% afirmaram que sim, com parte do catálogo. E 5% afirmaram que sim, com todo o catálogo da loja.
Outro dado sobre o perfil dos respondentes é que 89% disseram que a maior participação dos custos logísticos da empresa são referentes aos gastos com as transportadoras.
Tipos de entrega
Podendo responder mais de uma alternativa, 82% disseram que usam transportadoras privadas para entregas do e-commerce. Além disso, 66% usam os Correios e 7% frota própria.
71% dos lojistas usam ainda diferentes transportadoras de acordo com a região do pedido.
Para 46% dos lojistas, quem paga o valor do frete é uma mistura entre consumidor e lojista.
Por outro lado, 41% acham que o consumidor deve pagar pelo frete. 12% acham que quem deveria pagar são os lojistas.
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