A terceira edição da pesquisa “Como Seria a Internet sem Anúncios?”, realizada pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) em parceria com o instituto Offerwise, revelou que 63% dos brasileiros preferem consumir conteúdo com anúncios a pagar por plataformas e aplicativos. Além disso, 70% dos participantes apontaram que a publicidade digital é determinante na hora de descobrir novos produtos e decidir compra.
O levantamento destacou que 62% dos brasileiros preferem anúncios personalizados, direcionados com base em seus interesses e buscas recentes. Anúncios alinhados ao que os consumidores buscam têm maior engajamento:
- 33% são mais propensos a clicar em campanhas relacionadas às suas pesquisas;
- 29% preferem ofertas ou promoções especiais;
- 28% valorizam campanhas de marcas conhecidas.
Se plataformas e aplicativos passassem a ser pagos, 68% dos entrevistados indicaram que reduziriam seu uso. Esse comportamento é mais evidente nas classes D/E, onde 46% afirmaram que abandonariam ou diminuiriam o consumo. Em contrapartida, apenas 7% dos homens e uma parcela das classes A/B disseram estar dispostos a pagar mais e aumentar o uso.
Quanto ao valor, 60% dos respondentes disseram estar dispostos a pagar até R$ 25 por assinaturas de conteúdo. Apesar disso, metade dos participantes acredita que os custos cobrados seriam mais altos do que poderiam pagar.
Modelo de acesso pago x gratuito
Sobre o modelo ideal, 51% preferem manter o acesso gratuito com anúncios, enquanto 32% aceitariam pagar por conteúdo. Entre estes, 18% concordariam em pagar uma pequena taxa, desde que os anúncios fossem relevantes, e 14% prefeririam pagar mais para eliminar totalmente os anúncios, comportamento mais comum entre usuários da classe A.
A pesquisa também abordou questões de privacidade: 54% dos entrevistados afirmaram conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e 45% consideram o controle sobre dados pessoais uma parte essencial para decidir se utilizam um serviço online.
De acordo com Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil, a pesquisa reforça a importância estratégica dos anúncios online para a democratização do acesso à internet. “Eles não só impactam a jornada de compra, mas também contribuem para o letramento digital e o acesso igualitário aos serviços digitais”, conclui. O estudo, que ouviu 1.500 usuários da internet entre 21 e 27 de outubro, reafirma o papel da publicidade na manutenção de um ambiente digital acessível e funcional.