O Digital AdSpend, levantamento realizado pelo IAB Brasil e pela Kantar Ibope Media, mostrou aumento no investimento em publicidade digital no Brasil em 2023. Ao todo, o valor total chegou a R$ 35 bilhões, 8% a mais que no ano anterior.
Desde 2020, ano em que começou a pandemia da covid-19, o acumulado de aportes voltados a publicidade digital no país saltou de R$ 23,7 bilhões para o valor citado acima, referente ao ano passado.
Entre os setores que mais aproveitaram a estratégia ao longo dos últimos quatro anos, o monitoramento indicou bom desempenho do varejo. De forma geral, setores líderes – comércio, serviços, mídia, financeiro e eletro – representaram 58% dos investimentos de 2023.
No segmento de itens de vestuário, por exemplo, 73% da verba publicitária se concentra no digital. Uma distribuição semelhante é vista em eletro e informática (71%) e agropecuária (56%).
A Digital AdSpend também realizou, pela primeira vez, uma análise voltada ao retail media, estratégia que cresce no varejo/e-commerce brasileiro. Segundo os dados da pesquisa, espera-se que o varejo eleve para R$ 37,6 bilhões o investimento em publicidade digital no país, além de representar cerca de 7% da contribuição a este mercado.
“O estudo mostra que, por trás deste crescimento geral de 8%, há movimentos muito distintos, tanto na comparação de compra direta versus a intermediada por agências quanto nas variações particulares de cada setor econômico. Estas particularidades nos mostram que, em um ambiente tão dinâmico como o da publicidade, ir além do olhar generalista para compreender o que há de único em cada segmento não é apenas recomendável, mas essencial para obter campanhas mais assertivas e que coloquem o consumidor no centro”, explica Adriana Favaro, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar Ibope Media.
Perfis
Na escolha dos canais veiculados, a pesquisa mostrou maior escolha por mídias sociais (52%). A sequência conta com ferramentas de buscas (29%) e publishers/verticais de informação (19%).
A maior parte dos anúncios e propagandas divulgados em 2023 foram direcionados para smartphones (74%). O restante (26%) representa a fatia dos que foram veiculados nos desktops.
Já no formato utilizado para trazer a publicidade no meio digital, foram citados vídeos (36%), imagens (35%) e buscas (29%).
Futuro
Segundo o Marketing Trends, estudo da Kantar IBOPE Media com o Meio & Mensagem, CMOs (diretores de marketing) brasileiros esperam ainda mais crescimento para a publicidade digital no país.
De acordo com a pesquisa, 71% pretendem ampliar o investimento em mídia digital ao longo de 2024. Além disso, 26% querem manter o patamar de 2023, enquanto somente 4% afirmam que vão reduzir o aporte nesta área.