O e-commerce tem se consolidado no Brasil, com mais de 55% dos brasileiros realizando compras online pelo menos uma vez por mês. O levantamento da ABComm projeta que o número de consumidores digitais no país deve ultrapassar 92 milhões até o final de 2024. A pesquisa “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, feita pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, também revela que quase metade dos entrevistados já inclui as compras de supermercado online na rotina. Desses, 56,4% compram mensalmente, enquanto 31,2% utilizam o e-commerce toda semana.
Por que compram e o que preferem?
Entre os principais motivos que atraem os consumidores para o e-commerce estão:
- Preços mais baixos (34,6%);
- Promoções exclusivas (32,3%);
- Conveniência (29,1%).
A pesquisa também indica as categorias mais buscadas: roupas e acessórios lideram com 47% das preferências, seguidos de alimentos e bebidas (46,5%), produtos de beleza (38,5%) e eletrônicos (35,8%). Móveis e decoração ficaram em último, com 19,3%.
Avaliações influenciam a decisão
A pesquisa aponta ainda a importância das avaliações de produtos para atrair e manter clientes. Mais de 57% dos consumidores consultam sempre as avaliações, enquanto 39,2% o fazem ocasionalmente e apenas 3,4% afirmam nunca considerá-las.
Franklin Lima, diretor-executivo da Lett, afirma que otimizar títulos e descrições pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade, economizando em buscas pagas e promoções. “Imagens atraem, mas descrições claras e detalhadas fazem diferença para os algoritmos”, comenta Lima.
Perfil dos entrevistados
Realizado entre junho e julho de 2024 com mais de 2 mil brasileiros acima de 16 anos, o levantamento incluiu participantes de todas as regiões e classes sociais, responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras domésticas.