Segundo dados do Seach Engine Journal, o custo por clique (CPC) nos anúncios do Google teve um aumento de 5% em relação ao ano anterior, enquanto o custo de aquisição (CAC) cresceu 20% no mesmo período. Um aumento de custos similar é encontrado em outras plataformas de anúncios, impactando significativamente os resultados de marketing.
Em paralelo, observa-se uma redução relativa no investimento das empresas em marketing. Atualmente o orçamento de marketing corresponde a um percentual menor da receita quando comparado ao período pré-pandemia, segundo dados da Gartner. O investimento que antes correspondia a mais de 11% da receita total das empresas, em 2022 girou em torno de 9,5%.
Em um ano cuja palavra de ordem é eficiência em relação aos investimentos, o aumento no custo da mídia paga somado a um orçamento mais enxuto se torna um problema para gestores de marketing. Em muitos casos, o planejamento para 2024 possui o desafio de investir de maneira responsável e otimizar ações priorizando a redução de CAC e aumento de ROI.
Orçamento de marketing focado em redução de CAC
A grande diversidade de canais e de ações possíveis dificulta o planejamento do orçamento de marketing. É necessário compreender as opções para distribuir o orçamento da forma mais eficiente possível.
Um dos canais que se destaca em termos de redução de CAC é o canal orgânico. Contando com custos fixos e previsíveis, este canal vem ganhando mais espaço no mix de marketing das empresas que buscam ser menos dependentes de anúncios e procuram resultados sustentáveis ao longo do tempo.
Segundo Anderson Fagundes, CCO na Web Estratégica, “está acontecendo um aumento gradual da participação do canal orgânico nos orçamentos de marketing das empresas. Aos poucos os gestores estão percebendo as vantagens que este canal traz para a geração de receita”.
O executivo ainda ressalta alguns pontos que vem chamando a atenção dos gestores de marketing. “É um canal que não possui um custo incremental por resultado e cujo ROI aumenta consistentemente após o ponto de equilíbrio (break-even). Além disso, existe a receita residual que é enorme. Quando você para de investir em anúncios, você deixa de ter retorno imediatamente, mas quando você para de investir no canal orgânico, você continua tendo retorno até que seus concorrentes tomem o seu lugar”, afirma Anderson.
Masterclass Orçamento de Marketing 2024: reduzindo CAC com o canal orgânico
Com o objetivo de ajudar gestores a planejar seus orçamentos de marketing para 2024, a Web Estratégica irá realizar a masterclass “Orçamento de Marketing 2024: reduzindo o CAC com o canal orgânico”.
Durante a masterclass serão apresentados os principais fundamentos do investimento no canal orgânico, desde quais empresas possuem maior potencial de ganho até a forma correta de iniciar o investimento. Os participantes verão dicas sobre quanto investir, como estimar o retorno e dicas para aumentar a eficiência deste canal.
A masterclass será ministrada por Anderson Fagundes e Rafael Rez (CCO e CMO na Web Estratégica, respectivamente) e ocorrerá no dia 10 de outubro às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente na página do evento no Linkedin.