A plenária Marketplace do Fórum E-Commerce Brasil 2025 será um espaço para repensar o papel dos grandes canais de venda no varejo digital. Neste ano, o foco das apresentações está em estratégia, tecnologia, tributação e novos formatos de consumo, além de contar com grandes empresas representadas.

Amazon, Mercado Livre, Magalu, Forrester, Enjoei e Kwai são algumas das marcas representadas no palco este ano. De modo geral, a plenária Marketplace reúne quem está definindo as próximas direções do e-commerce no Brasil.
Programação
Com palestras que misturam tecnologia, estratégia, regulação e comportamento de consumo, a plenária Marketplace consolida-se como um dos espaços mais relevantes para quem quer entender e atuar nos bastidores do comércio digital brasileiro.
Abaixo, veja mais detalhes sobre o que esperar do palco:
29 de julho
A jornada começa com uma masterclass que propõe uma virada de chave: Marketplace com inteligência – cresça sem dependência, escale com estratégia. O painel reúne IN Hsieh (Chinnovation / IEST / ECN), Leandro Soares (iEVO), Jean Makdissi (E-Commerce Brasil), Lourival Júnior (Lope Digital – Ezlogic) e Dante Lima (Enext) para debater como estruturar negócios mais autônomos e sustentáveis dentro (e fora) dos grandes marketplaces.
30 de julho
O segundo dia traz olhares complementares sobre o ecossistema. Renan Kfouri (Kwai) e Evelyn Marques (Star Live) falam sobre como o formato de live commerce e o conteúdo em vídeo estão democratizando o acesso ao e-commerce. Em seguida, Fiona Swerdlow (Forrester Research) compartilha uma análise global das transformações nos marketplaces e seus reflexos diretos para o mercado brasileiro.
Ana Luiza McLaren (Enjoei) apresenta como a plataforma contribuiu para mudar a percepção sobre o mercado de produtos usados no país. Já Anna Araripe (Mercado Livre) mostra os bastidores das estratégias da companhia para Moda e Beleza, duas das verticais mais dinâmicas da operação.
Fechando o dia, Virginia Pavin (Amazon) detalha como as ferramentas de IA da plataforma têm sido utilizadas para aumentar a produtividade dos sellers, melhorar a experiência do cliente e simplificar processos internos.
31 de julho
Na data que encerra o Fórum E-Commerce Brasil 2025, a plenária conta com Talita Borges Paschoini (Magalu Entregas) falando sobre a nova era dos marketplaces — e a evolução de plataformas em ecossistemas estratégicos. Na sequência, Rogério David (David & Athayde Advogados) alerta para os impactos da reforma tributária sobre o setor, com foco prático no que muda a partir de janeiro de 2026.
Encerrando as apresentações deste palco, um painel com representantes de alguns dos maiores players do país discute o presente e o futuro do canal no Brasil: Ricardo Garrido (Magalu), Valmir Andrade Jr. (Privalia), Marcel Mazzi (Leroy Merlin), Marcella Souza Barbosa (Grupo Casas Bahia), Felipe Lima (Shopee) e Roberta Donato (Mercado Livre) se reúnem para traçar um panorama do que vem por aí — em competição, posicionamento e relacionamento com o seller.
A programação completa desta e de outras plenárias pode ser conferida no site oficial do Fórum E-Commerce Brasil 2025.