Logo E-Commerce Brasil

MEIs devem impulsionar vendas no e-commerce com Black Friday 2024

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Segundo pesquisa do Sebrae e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), cerca de 70% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenas empresas no Brasil utilizam a internet para vendas digitais. Aproximadamente 40% da receita total desses negócios vem do comércio online, destacando a relevância crescente do e-commerce para os microempreendedores.

Entre os canais preferidos, o WhatsApp lidera com 56% de adesão, seguido pelo Instagram com 43%. A Black Friday surge como uma oportunidade estratégica para impulsionar vendas, com o aumento das compras digitais no Brasil, pequenos negócios têm apostado em estratégias inovadoras para aproveitar essa data, uma das mais importantes do comércio.

Dona de pequeno negócio sentada em atêlie falando no telefone
Imagem: reprodução

Redes sociais: vitrine e canal de vendas

De acordo com levantamento da Hootsuite e We Are Social (2023), 75% dos consumidores pesquisam produtos em redes sociais antes de comprar online. Além disso, 54% utilizam essas plataformas para buscar informações e avaliações, enquanto 40% afirmam já ter feito compras diretamente pelas redes. 

Esse número é ainda maior em países como o Brasil, que possui alta penetração nas redes sociais.

“Uma das principais dicas para microempreendedores é planejar com antecedência as ofertas. Isso inclui revisar o estoque e selecionar produtos que realmente tenham potencial de atrair os consumidores. Definir descontos que sejam vantajosos tanto para o cliente quanto para o negócio é um passo importante para garantir que as promoções sejam sustentáveis e eficientes”, declara Tibeti Caviglioni Daniel, CMO da Wevy. 

Tecnologia é aliada

Regis Melo, CPO da Wevy, explica: “atualmente, existem aplicativos e ferramentas voltadas especificamente para microempreendedores que ajudam a organizar e automatizar tarefas, facilitando o processo de vendas”.

Aplicativos como Buffer e Canva também são úteis para quem deseja profissionalizar suas postagens nas redes sociais, oferecendo planejamento visual e de conteúdo de forma acessível.

Para quem usa o WhatsApp como principal canal de vendas, configurar respostas automáticas com informações básicas sobre produtos e formas de atendimento é uma estratégia eficaz. A agilidade atrai consumidores e contribui para sua fidelização. Além disso, oferecer opções variadas de pagamento e incentivos como frete grátis para compras acima de um valor determinado pode aumentar o ticket médio das vendas.

Após a Black Friday, é essencial analisar os resultados. Ferramentas de análise de dados ajudam a identificar o que funcionou e apontam oportunidades de melhoria para futuras campanhas. A cada ano, MEIs e pequenas empresas demonstram maior maturidade no comércio digital, aproveitando datas importantes como a Black Friday para expandir sua atuação.