Como resultado da aproximação dos serviços do Mercado Livre e Mercado Pago, empresas do mesmo grupo, foi anunciado em coletiva de imprensa na tarde de quinta-feira, 12, a possibilidade de realizar financiamento de veículos diretamente pelo marketplace.
À princípio, nem todo anúncio nem todo consumidor estarão elegíveis para o financiamento, ainda em fase de teste. Segundo Tulio Oliveira, vice-presidente sênior do Mercado Pago no Brasil, o financiamento estará disponível para usuários do Mercado Pago com crédito pré-aprovado.
Nesta fase de teste, os anúncios selecionados para o financiamento são de veículos apenas da cidade de São Paulo. Oliveira explica que “é importante fazer desta forma para aprender como escalar e replicar o modelo pelo Brasil, quando estiver tudo alinhado”.
Ao ser questionado, o executivo explica que no momento não existem parcerias com montadoras em vista, mas não descarta a possibilidade no futuro.
O novo produto foi divulgado em uma coletiva direcionada à divulgação da nova identidade e posicionamento das marcas Mercado Livre e Mercado Pago. Para as empresas, é importante frisar que ambas fazem parte do mesmo grupo e que esta aproximação estratégica possibilita novos produtos e melhor experiência para os clientes.
Até então, anunciantes e consumidores podiam navegar pelos veículos anunciados na plataforma e negociar a compra à parte do marketplace. “A junção das duas marcas foi o que possibilitou o financiamento”, disse Oliveira.
Os veículos elegíveis a serem financiados pelo Mercado Pago serão identificados na plataforma do Mercado Livre e o usuário também verá já nessa busca a etiqueta “Crédito Aprovado” no próprio anúncio. Ao escolher essa opção, será possível financiar até 80% do valor do veículo, de 12 a 60 vezes, dependendo do valor do veículo usado.