Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre, Shopee e mais: estudo mostra e-commerces mais preparados digitalmente para Black Friday

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Black Friday se aproxima e, além de bons preços e uma estratégia bem definida, parte importante para o e-commerce é garantir satisfação na experiência digital. Por isso, um levantamento produzido pela Gauge trouxe um ranking com as principais companhias do setor neste sentido.

De acordo com o estudo, quanto melhor a nota, que indica o nível de preparo em quesitos digitais, maior é o potencial deste ambiente receber um volume maior de usuários e converter as visitas em vendas. A análise foi feita com base no Gauge CRO Index, indicador que avalia o nível de preparo destas marcas para vender para obterem bons resultados para a data.

A pesquisa aponta que, de forma geral, os e-commerces com melhores notas apresentam mais preparação em termos de experiência do cliente, qualidade dos produtos e reputação de marca. Estes quesitos influenciam na decisão de compra do consumidor digital e colocam estas marcas a frente das concorrentes.

Num todo, o índice conta com 55 variáveis analisadas, sendo as principais:

  • Otimização de site;
  • Performance;
  • SEO;
  • Experiência omnicanal;
  • Segurança;
  • Comunicação;
  • Usabilidade.

Principais e-commerces

O Mercado Livre ficou no topo da lista pelo segundo ano com uma pontuação de 7,70 de 10, seguido pela OLX (6,86) e Shopee (6,76). Estes lideram a competição entre os e-commerces em questão de experiência digital.

O complemento da lista com os 10 principais sites tem ainda:

  • Amazon (6,43)
  • Magalu (6,39)
  • Ponto Frio (6,14)
  • Shein (6,09)
  • Aliexpress (5,91)
  • Americanas (5,44)
  • Casas Bahia (5,11)
  • Submarino (4,59)