Um relatório da Conversion apontou o e-commerce como peça central para o consumo durante a Black Friday 2024. Além de 75% dos entrevistados afirmarem que utilizarão meios digitais para comprar, a expectativa fica em alta com 99% demonstrando intenção de compra para o período.
Com este comportamento, o relatório cita um crescimento da Black Friday em 9,4% com relação a 2023. Entre os que preferem meios digitais, aliás, a divisão ficam entre sites e lojas virtuais (42,38%) e aplicativos (26,82%).
Sobre os métodos de pagamentos, o cartão de crédito está a frente do Pix na disputa, com 36,25% contra 22,93% da intenção de uso, respectivamente. No quesito de canais de busca, o Google é o canal preferido atualmente para encontrar ofertas.
No entanto, 52,95% dos consumidores afirmam que comprarão durante a Black Friday por conta dos preços atrativos, índice que no ano passado era maior (55%). O segundo motivo mais escolhido para realizar compras na Black Friday é que esta é uma data propícia às compras, como apontado por 16,88% dos entrevistados.
Mais buscados
O levantamento da Conversion para a data também incluir os principais produtos procurados para a data neste ano.
De acordo com os dados, em termos de categoria, a liderança fica por conta dos eletroeletrônicos (eletrônicos e eletrodomésticos), com 14,51% da intenção geral. A lista com artigos de moda conquistando 12,13% dessa distribuição.
De forma específica, o estudo traz a lista dos cinco principais eletroeletrônicos buscados para o período. São eles:
- Celulares - média de 4,5 mil pesquisas mensais;
- Geladeiras - média de 4,3 mil pesquisas mensais;
- PlayStation 5 - média de 4,2 mil pesquisas mensais;
- Ar-condicionado - média de 3,7 mil pesquisas mensais;
- Micro-ondas - média de 3,1 mil pesquisas mensais.
A intenção de gasto, segundo o relatório, fica com 51% dos consumidores planejando compras de Black Friday acima de R$ 1 mil.
Segurança
Apesar do otimismo nas compras, 75,5% dos consumidores expressaram medo de fraudes, uma leve queda em relação ao ano anterior.