Mídias sociais se tornaram parte integrante do dia a dia dos consumidores na última década, encorajando uma interação sem precedentes entre clientes e marcas.
Plataformas de mídias sociais como Twitter e Facebook são mais do que apenas canais de bom custo-benefício para aumentar as vendas e melhorar a visibilidade da empresa. Consumidores têm e usam cada vez mais seus poderes e influência, e varejistas que escutam e se engajam podem encontrar oportunidades para melhorar o seu negócio.
“Clientes estão sendo apresentados a mais opções do que nunca antes e nós temos que provar constantemente que nós valemos o tempo e o dinheiro suado deles”, afirmou Sarah Panus, gerente sênior de SEO e Redes Sociais da Sleep Number, e-commerce de produtos para o sono, como colchões e travesseiros.
Sarah vai se apresentar em janeiro na Retail’s Big Show, junto com o CMO Kevin Brown, para compartilhar como a companhia tem usado os insights digitais das mídias sociais para mudar o jeito de fazer negócio.
De acordo com o “State of Retailing Online 2016”, estudo anual conduzido pela NRF e a Forrester Research, descobriu que 92% dos varejistas estão investindo em marketing de mídias sociais e buscando maneiras de atualizar o seu conteúdo para permanecer no topo dos chamados “trends” – os termos mais “quentes”.
Cerca de 55% dos entrevistados disseram também ter aumentado o orçamento nesse tipo de tática – uma porção claramente focada em promover atividades para criar interações mão dupla com os clientes.
Muitos comerciantes usam ainda canais como Facebook, Pinterest e Twitter para anunciar e responder a dúvidas dos clientes, além de tentar alavancar as vendas por meios dos botões “comprar” nessas redes.
E a análise métrica do social pode ser combinada com outros dados para escanear as percepções e o comportamento de compra dos clientes. Mas utilizar todo o verdadeiro poder das mídias sociais significa mudar a chave: de ouvinte para player ativo – e cujas ações se transformem em resultados.
Quando se fala em usar o poder das redes para gerar engajamento e montar estratégias, a Sleep Number parece caminhar na direção certa.
De acordo com Sarah, a empresa usa as mídias sociais mais do que uma tática de marketing básico ou ferramenta para o usuário – é uma forma de coletar e analisar uma quantidade massiva de dados.
“Enxergamos o social como um ‘departamento de realidade’. Não é o tipo de informação que você pode maquiar. Existe completa transparência [nos dados] porque o cliente está nos dizendo o que ele pensa em tempo real todos os dias”, afirmou Sarah.
“Se você está olhando para as estatísticas de social sozinhas, está perdendo ótimas oportunidades de observar trends e criar estratégias cross-functional [quando áreas diferentes são consideradas para analisar uma estatística]”, completou.
Fonte: NRF