Para garantir a experiência de compra positiva do consumidor, o papel do e-commerce é cobrar do transportador que a execução das entregas seja realizada com sucesso, dentro dos prazos estabelecidos. Para isso, é preciso que os fornecedores de transporte estejam com suas métricas alinhadas com os objetivos do e-commerce, ou seja, com um SLA bem definido e que será acompanhado para mensurar os resultados.
O SLA (do inglês, Service Level Agreement) ou Acordo de Nível de Serviço, é um acordo entre prestadores de serviço – empresa e cliente, utilizado principalmente para definir processos e analisar o desempenho dos serviços prestados. Na logística, o SLA é uma ferramenta eficiente para reduzir riscos e aumentar a segurança de ambas as partes, uma vez que ele pode conter detalhes de como será realizado o serviço até medidas para cancelamento de contrato.
Além disso, com o SLA é possível definir e acompanhar algumas métricas e indicadores realistas, que auxiliam o e-commerce a medir o desempenho dos fornecedores contratados, possibilita tomar medidas com base em informações reais e atualizadas e indica o que precisa de mais atenção. Por isso é fundamental deixar informações claras no contrato, tudo o que fizer parte desse acordo do nível de serviço.
Após o contrato assinado, é importante que o contratante, nesse caso o e-commerce, avalie frequentemente os transportadores que estão prestando serviços e, em casos de SLA baixo, busque entender os motivos por trás disso. E se a avaliação for ruim, questionar: o que falta para o seu transportador atender o nível de serviço que você precisa hoje?
A resposta para essa pergunta geralmente é simples. Avaliar as ferramentas que o transportador utiliza ou não para realizar as entregas pode apontar os principais problemas dentro da operação. Isso porque as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado hoje são capazes de aumentar a visibilidade dos processos para o e-commerce, criar rotas mais eficientes que possibilitam entregar dentro do prazo, diminuir custos com as entregas e manter o cliente final informado sobre o status do seu pedido.
O transportador deve contar com um roteirizador especializado e eficiente para auxiliar no dia a dia da operação, acompanhar em tempo real com uma gestão das entregas do início ao fim e analisar os resultados para entender a produtividade dos seus motoristas. Hoje, a AgileProcess é um sistema de roteirização capaz de auxiliar o seu transportador a entregar dentro do prazo estabelecido e aumentar o SLA para garantir bons resultados para o seu e-commerce. Os produtos que fazem parte do portfólio do Grupo Intelipost, e são importantes para o transportador que quer atender o nível de serviço estabelecido com o e-commerce e garantir novas entregas no futuro.
Dessa forma, ao medir o SLA de seus fornecedores de transporte, avalie também quais são as ferramentas que eles utilizam para realizar os eventos logísticos e mostre para eles a importância de um roteirizador especializado para entregar dentro dos prazos e ganhar destaque na hora que você irá escolher a transportadora para o seu negócio.
Se preferir, assista o vídeo e saiba mais como a roteirização automática é importante para manter a qualidade do serviço prestado pelos transportadores.
Leia também: Supply chain: perigos financeiros e ocultos no varejo.