O empreendedorismo feminino está em alta, segundo pesquisa realizada pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce com mais de 75 mil lojas online e focada em pequenos e médios empreendedores. De acordo com os resultados do estudo feito este mês, 60% dos negócios virtuais da Nuvemshop no Brasil são administrados por mulheres, o que significa um crescimento de 10 pontos percentuais em relação aos 50% registrados em março de 2020.
A pesquisa mostrou que 95% das mulheres são donas do próprio negócio. A maioria delas encontra-se na faixa etária de 25 a 39 anos de idade (56,5%), seguidas por 40 a 59 (24%) e 18 a 24 (16%). Apesar de estarem localizadas em todo território nacional, a maior parte das empreendedoras se encontram no estado de São Paulo (45%). O Rio de Janeiro aparece na segunda posição com 11% e em terceiro está Minas Gerais com 8%. Os segmentos mais vendidos por elas em todo país são o de Moda (44%), Acessórios (12,5%) e Artesanato (10%).
Entre os principais motivos para empreender, 43% das mulheres comentam que sempre tiveram o sonho de ter o seu próprio negócio, enquanto 22% reforçam que queriam ter mais autonomia e liberdade. Além disso, as empreendedoras também destacaram que ainda sentem algumas dificuldades para administrarem o seu próprio negócio, como gestão de tempo para fazer tudo o que é necessário durante o dia (40%) e falta de recursos e créditos para quem está começando (33%).
De acordo com Mylena Gama, head de Comunicação e Marca da Nuvemshop, os números mostram que, cada vez mais, as mulheres estão ocupando seu espaço no mercado de trabalho e realizando seus sonhos. “É motivo de orgulho saber que a nossa dedicação em reduzir as barreiras do empreendedorismo esteja impactando diretamente na vida de milhares de brasileiras. Mais do que uma fonte de renda, empreender é também uma forma de expressão, de posicionamento, de protagonismo. De uma forma coletiva, o empreendedorismo está sendo um meio para que nós, mulheres, ocupemos o nosso devido lugar na sociedade”, afirma.
Redes sociais para alavancar negócios
Outro ponto da pesquisa é que as redes sociais têm se destacado na estratégia adotada pelas mulheres, quando o assunto é ação de marketing para amplificar o alcance de suas lojas online. 32% das empreendedoras utilizam o Instagram, o Facebook e o WhatsApp para comunicar seus produtos, falar com seus clientes e aumentar suas vendas.
Além disso, a parceria com influenciadores digitais é realidade para quase metade das empreendedoras. 44% afirmam que fornecem produtos em troca de divulgação, enquanto 8% investem algum valor para isso. No entanto, ainda há espaço para crescimento, uma vez que 30% ainda não fizeram ações com os famosos, mas têm interesse em fazer em 2021. Por outro lado, 17% não pretendem utilizar esta estratégia.
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