Após tentar implementar sua própria ferramenta de IA, a Apple fez um anúncio inesperado nesta terça-feira (11) ao comunicar uma parceria com o Alibaba para lançar recursos de inteligência artificial para usuários do iPhone na China, conforme o Information. A notícia causou um aumento de 1,5% nas ações da Apple no início do pregão, enquanto as ações listadas nos EUA da Alibaba ganharam 2,6%.

No final de janeiro, o anúncio de lançamento da IA chinesa, Deepseek, movimentou o mercado de tecnologia. A entrada dos chineses na corrida disparou o alarme de atenção dos norte-americanos, que agora concorrem para aumentar suas ações em um mercado cada vez mais competitivo. O lançamento da Inteligência Artificial do Alibaba, ‘superior ao ChatGPT e Deepseek’, foi outra manobra dos chineses para impactar o monopólio ocidental da IA.
Com essa aliança, chega ao fim os meses de incerteza sobre as estratégias de IA da Apple sobre a China, um país no qual a empresa vem perdendo participação de mercado para rivais nacionais, como a ressurgente Huawei, cujos smartphones incluem ferramentas de IA desde o ano passado.
Antecedentes
A Baidu trabalhava em parceria com a Apple no ano passado, porém o padrão estabelecido pela big tech não foi atingido, além da insatisfação da empresa com o progresso da chinesa no desenvolvimento de modelos para o Apple Intelligence.
Em seguida, a Apple iniciou negociações para adotar os modelos desenvolvidos pela Tencent, ByteDance, dona do TikTok e Deepseek. A última foi rejeitada, pois a equipe da startup não possuía a mão de obra e a experiência necessárias para dar suporte a um grande cliente.
De acordo com o Information, a escolha do Alibaba pela Apple foi motivada, em parte, pela quantidade de dados pessoais que a gigante do comércio eletrônico tem sobre os hábitos de compra e pagamento dos usuários, o que pode auxiliar no treinar modelos e oferecer serviços mais personalizados.
Procurados pela Reuters, a Apple e a Alibaba ainda não se pronunciaram sobre a mudança.
* Matéria com informações da Reuters.
Comentários