De acordo com pesquisa da ClearSale, o e-commerce no Brasil pode sofrer em torno de R$ 103 milhões em tentativas de fraude durante o Natal de 2023. Em comparação ao ano passado, o crescimento é de 3,3%.
Considerando os resultados do dia 11 de dezembro a 25 de dezembro, o estudo alerta os consumidores e varejistas sobre o aumento nas atividades fraudulentas.
Neste período, aproximadamente 97,3 mil tentativas de fraude devem acontecer.
Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, detalha: “encerrado os grandes períodos de ofertas como a Black Friday e a Cyber Monday, já era esperado que os criminosos fossem redirecionar seus crimes para o período natalino, buscando tirar proveito da vulnerabilidade de consumidores e varejistas diante da agitação das compras de final de ano.
Em 2022, o índice das tentativas apresentou um aumento de 7%, com um ticket médio em torno de R$ 1.058.
“Os números mostram um crescimento nas tentativas de fraudes para este ano, destacando a necessidade de intensificar precauções e manter uma postura vigilante”, recomenda Manssur.