Logo E-Commerce Brasil

NRF '25: futuro do consumo está ligado à criação de comunidades

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Durante o segundo dia da NRF, o painel composto por Dan Frommer, fundador do The New Consumer e Katie Welch, CMO da Rare Beauty, trouxeram projeções sobre o futuro do consumo em 2025. Além disso, o painelistas também abordaram as tendências comportamentais, as transformações no comércio digital e os diferenciais da marca de maquiagem, Rare Beauty, uma das mais influentes do cenário atual.

Homem e mulher sentados lado a lado diante de um painel escrito NRF '25: retail's big show
Dan Frommer, fundador e editor-chefe do The New Consumer, conversa com Katie Welch, diretora de marketing da Rare Beauty (Imagem: NRF)

Ao apresentar os dados do New Consumer Trends Report, Dan Frommer trouxe um panorama sobre os consumidores americanos. Mesmo que 60% deles acreditem que os Estados Unidos enfrentam uma recessão, os indicadores econômicos mostram resiliência. Um bom exemplo é o e-commerce, que cresceu 8,7% no ano passado, com um bom desempenho durante as festas de fim de ano.

No relatório, a Geração Z se destaca pelo seu comportamento exploratório. Como 60% deles usa o TikTok diariamente, metade dos usuários mensais já faz compras pelo TikTok Shop. Outra caraterística dessa geração é a fidelidade às marcas que entregam qualidade e se conectam com seus valores – ainda que sempre explorem novos produtos.

Lançado em 2023, o TikTok Shop vem revolucionando o social commerce nos Estados Unidos. Atualmente, a plataforma movimenta mais vendas do que a Sephora, e 91% dos consumidores disseram ter superado suas expectativas após utilizá-la. Nesse sentido, a Rare Beauty aproveita o TikTok como um canal de sua comunicação para se conectar intimamente à Geração Z, apontou Katie Welch.

Para Katie, os consumidores mais jovens não buscam apenas produtos, mas também propósitos e histórias por trás deles. Então, criar conteúdos que reflitam esses valores é fundamental. Por isso, a Rare Beauty aposta em parcerias com creators para demonstrar seus produtos de forma autêntica, estabelecendo um vínculo emocional com o público.

Fundada em pela cantora e atriz Selena Gomez, a marca se posiciona como “mais do que uma marca de beleza”. Seu valor de mercado supera os US$ 2 bilhões, obtendo uma receita de US$ 350 milhões em 2023, a Rare Beauty se destaca pela promoção da saúde mental e aceitação pessoal. “Esse propósito está no centro de todas as ações da marca”, explicou Katie, assim como o Rare Beauty Impact Fund, que destina 1% das vendas para apoiar iniciativas relacionadas à saúde mental.

A integração entre produto e mensagem é outro pilar essencial para o sucesso da marca. Como exemplo, seu famoso blush líquido, que vendeu mais de 3,1 milhões de unidades em 2022. “Nosso objetivo é criar uma comunidade onde as pessoas se sintam menos sozinhas no mundo”, comentou Katie.

Para encerrar, Dan Frommer trouxe a seguinte reflexão: “a lealdade do consumidor ainda existe, mas precisa ser conquistada todos os dias. O consumidor do futuro buscará marcas que ofereçam mais do que produtos — ele quer significado, conexão e inovação.”

Texto elaborado com informações da Wake.