Durante o segundo dia da NRF, o painel composto por Dan Frommer, fundador do The New Consumer e Katie Welch, CMO da Rare Beauty, trouxeram projeções sobre o futuro do consumo em 2025. Além disso, o painelistas também abordaram as tendências comportamentais, as transformações no comércio digital e os diferenciais da marca de maquiagem, Rare Beauty, uma das mais influentes do cenário atual.
Ao apresentar os dados do New Consumer Trends Report, Dan Frommer trouxe um panorama sobre os consumidores americanos. Mesmo que 60% deles acreditem que os Estados Unidos enfrentam uma recessão, os indicadores econômicos mostram resiliência. Um bom exemplo é o e-commerce, que cresceu 8,7% no ano passado, com um bom desempenho durante as festas de fim de ano.
No relatório, a Geração Z se destaca pelo seu comportamento exploratório. Como 60% deles usa o TikTok diariamente, metade dos usuários mensais já faz compras pelo TikTok Shop. Outra caraterística dessa geração é a fidelidade às marcas que entregam qualidade e se conectam com seus valores – ainda que sempre explorem novos produtos.
Lançado em 2023, o TikTok Shop vem revolucionando o social commerce nos Estados Unidos. Atualmente, a plataforma movimenta mais vendas do que a Sephora, e 91% dos consumidores disseram ter superado suas expectativas após utilizá-la. Nesse sentido, a Rare Beauty aproveita o TikTok como um canal de sua comunicação para se conectar intimamente à Geração Z, apontou Katie Welch.
Para Katie, os consumidores mais jovens não buscam apenas produtos, mas também propósitos e histórias por trás deles. Então, criar conteúdos que reflitam esses valores é fundamental. Por isso, a Rare Beauty aposta em parcerias com creators para demonstrar seus produtos de forma autêntica, estabelecendo um vínculo emocional com o público.
Fundada em pela cantora e atriz Selena Gomez, a marca se posiciona como “mais do que uma marca de beleza”. Seu valor de mercado supera os US$ 2 bilhões, obtendo uma receita de US$ 350 milhões em 2023, a Rare Beauty se destaca pela promoção da saúde mental e aceitação pessoal. “Esse propósito está no centro de todas as ações da marca”, explicou Katie, assim como o Rare Beauty Impact Fund, que destina 1% das vendas para apoiar iniciativas relacionadas à saúde mental.
A integração entre produto e mensagem é outro pilar essencial para o sucesso da marca. Como exemplo, seu famoso blush líquido, que vendeu mais de 3,1 milhões de unidades em 2022. “Nosso objetivo é criar uma comunidade onde as pessoas se sintam menos sozinhas no mundo”, comentou Katie.
Para encerrar, Dan Frommer trouxe a seguinte reflexão: “a lealdade do consumidor ainda existe, mas precisa ser conquistada todos os dias. O consumidor do futuro buscará marcas que ofereçam mais do que produtos — ele quer significado, conexão e inovação.”
Texto elaborado com informações da Wake.