Se alguém construísse um típico perfil do consumidor que tem comprado online entre países, ele seria uma mulher, millennial, casada, sem filhos, que mora na Ásia ou Emirados Árabes.
Durante a NRF 2022, em Nova Iorque, a ESW apresentou uma pesquisa completa com 15.000 consumidores, analisando hábitos de compra, comportamentos e atitudes, especificamente relacionadas a experiência de compras cross border.
Quem está comprando e como eles buscam por esses produtos?
Sem surpresa nessa questão, a pesquisa confirmou que os Millennials (pessoas que nasceram entre 1980 e 1995) ainda são esmagadoramente os mais propensos a fazer compras cross border em todos os países estudados, exceto o Canadá, que traz uma geração mais jovem.
Quando se trata de conhecer novas marcas e produtos, o YouTube é líder, seguido por Facebook, Instagram e Tiktok.
Desde fevereiro de 2021, os Millennials ampliaram suas compras internacionais de cosméticos, fragrâncias e artigos de luxo em mais de 5%. Em geral, essas categorias foram de destaque. Categorias como roupas, saúde e beleza e cuidados com a pele, registraram aumentos mais modestos.
Durante a pandemia, presentear alguém foi uma maneira de se sentir conectado aos amigos e familiares. Cerca de 32% dos entrevistados relataram que pretendem comprar mais presentes nos próximos meses.
Mas as principais razões que os consumidores citam para comprar em outros países, são: a experiência de uma compra anterior em algum site estrangeiro (26%), pagar menos do que pagaria no mercado interno (26%) e descobrir produtos que não encontram no seu país (25%). Razões secundárias incluem também variedade de produtos e falta de disponibilidade local, que cresceu bastante durante a pandemia.
E onde eles preferem comprar?
Os marketplaces novamente lideram a preferencia dos consumidores, seguidos por sites multi marca.
*O E-Commerce Brasil está na NRF 2022 apoiando os executivos dos grupos do Varejo180 e Bauty Fair e realizará um evento focado em e-commerce no Harvard Club, no dia 17/01, em parceria com a Varejo180. Acompanhe a cobertura por aqui e também pela Consumidor Moderno. #ecommercebrasil #v180nrf2022