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'O marketing do futuro é uma ruptura', afirma Silvio Meira, na 15ª edição do Fórum E-Commerce Brasil

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O marketing do futuro não é só tecnologia, é um negócio de, com e para as pessoas. É nisso que se baseia a teoria homônima do professor Silvio Meira, que subiu no palco de Marketing e Vendas da 15ª edição do Fórum E-Commerce Brasil. O cientista-chefe da The Digital Strategy Company, começou a apresentação com um comentário sobre as transformações que acontecem há 30 anos por conta da internet.

Silvio Meira no palco de Marketing e Vendas na última quarta-feira (31) (Imagem: Estúdio WTF/E-Commerce Brasil)

O que antes era chamado “telecom”, baseado na comunicação de quem fala para quem ouve e vê, passou para um sistema de redes que conecta em escala global. Ao enfatizar como “essa foi a primeira transformação radical”, o professor acrescentou que “a internet transformou uma mesa de bar num mundo; uma conversa entre três ou quatro pessoas se transformou em algo universal”.

Meira também comentou que nesse espaço digital, as plataformas redefiniram a maneira de fazer negócios, impactando não apenas as relações pessoais, mas também os mercados, que passaram a demandar novas competências dos profissionais de tecnologia.

Desenhando um novo espaço

Outro ponto abordado na palestra foi a transformação das conexões em comunidades, um fenômeno que Silvio Meira chama de “CRISC”: conexões, relacionamentos, interações, significados e cultura. Ele explicou que os canais tradicionais se tornaram periféricos, enquanto as comunidades agora habitam o espaço “phygital” (físico + digital), onde agentes interdependentes criam fluxos de trocas e transações com total autonomia.

O palestrante destacou como o mundo físico e digital estão se conectando de forma cada vez mais intrínseca. Em algum momento, os mercados evoluíram para se tornarem comunidades onde transações são habilitadas, demandando uma revolução no marketing. Essa transformação não apenas elimina canais e funis tradicionais, mas também redefine o marketing como um negócio em si.

O livro de Silvio Meira, O Marketing do Futuro, propõe uma nova forma de encarar as interações nas comunidades, com o objetivo de criar experiências significativas e unificar o marketing como um componente essencial de qualquer negócio. “Em qualquer negócio do futuro, todo o negócio é marketing”, afirmou Meira. Ele enfatizou a importância de compreender mercados e personas para competir nesse novo ambiente, enquanto a estratégia precisa ser dinâmica, transformando aspirações em realidade.

Meira destacou que as interações são os fluxos onde as narrativas se formam e constroem comunidades. O marketing também se torna responsável por operações, gerindo dados que resultam em experiências memoráveis. A unificação das operações arquiteta a orquestração das redes, criando impacto mensurável e direcionado.

A IA no marketing

A inteligência artificial (IA) representa outra transformação radical no marketing. Segundo o palestrante, pela primeira vez na história, estamos próximos de entregar inteligência em uma escala inédita. “A IA é toda uma dimensão do espaço das inteligências, junto com a de cada um de nós, em grupo, participando conosco em redes para a tomada de decisão”, disse.

Ele salientou que a IA não é apenas uma inovação tecnológica, mas um diferencial competitivo essencial para o mercado. Meira acredita que a IA se tornará uma commodity, e quem não a utilizar ficará fora do mercado.

Ao final da palestra, o professor destacou os nove níveis de capacidades da IA que as empresas devem seguir, das mais simples às mais complexas:

  • Inteligência Descritiva
  • Inteligência de Diagnóstico
  • Inteligência Preditiva
  • Inteligência Prescritiva
  • Inteligência para Decisão
  • Inteligência Aumentada com Humanos
  • Inteligência Autônoma
  • Inteligência Adaptativa - Metainteligência
  • Inteligência Estratégica - Carros Autônomos

No final da apresentação, o palestrante reforçou que o marketing do futuro está centrado em criar experiências mágicas e impactantes, integrando a tecnologia de forma inteligente e humana. “A estratégia é um processo, não é uma coisa estática”, afirma ele, indicando que o futuro pertence àqueles que abraçam a mudança e utilizam a tecnologia para criar novos paradigmas de interação e negócio.