
A relevância da omnicanalidade não é segredo e de acordo com o Consumer Insights 2023, da Kantar, o ano passado marcou a estabilização do omnichannel, com uma média de acesso – dos consumidores brasileiros – no total de 7,5 canais para compras.
Em contrapartida, o número de estabelecimentos acessados em 2022 foi de 7,7.
A pesquisa traz uma visão 360° sobre o consumo de bens massivos pelo público brasilerio, incluindo alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal; assim como uma análise do comportamento de maneira contínua.
Experientes, cautelosos e experimentadores: diferentes perfis de clientes
Segundo o estudo, as rendas mais baixas ou consumidores cautelosos, limitam mais a quantidade de canais acessados – com uma média de quatro estabelecimentos –, porém de 2022 para 2023, este público cresceu de 7,9% para 11,1%.
O varejo tradicional apresenta itens mais baratos e com jornadas de compra menores, 45,8% dos produtos são comprados por consumidores cautelosos. Outros modelos, como o Cash and Carry – popular por seu autoatendimento – aparece em jornadas mais longas, com 23% dos itens sendo adquiridos por clientes experientes.
Ademais, há um padrão diferente quanto aos gastos, detalha a pesquisa. Clientes experientes priorizam missões de necessidades específicas e de proximidade (27%) e a cesta de bebidas (21%). Os cautelosos escolhem missões de abastecimento (61%) e cesta de mercearia salgada (13%).
O papel do e-commerce
Aplicativos e sites de varejistas são os principais atores na recuperação de novos lares para o e-commerce. De 2022 para o ano passado houve uma alta de 1 p.p e o canal se destaca pelo crescimento de 179 mil lares no Brasil.
Classes A e B (39% em relevância de unidades), na faixa etária de 30 a 39 anos (24% em relevância de unidades), passaram a comprar através das lojas virtuais e tiveram um papel significativo no crescimento do e-commerce em 2023.
Determinadas categorias foram destaque na pesquisa: farmácias perderam espaço em seu principal canal, o mercado de balcão (OTC) e o segmento de higiene e beleza se desenvolveu dentro do e-commerce com itens mais acessíveis.
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