Pagamento por aproximação cresce 5 vezes em 2020, afirma Visa
O pagamento por aproximação cresceu cinco vezes nas bases da Visa, saindo de 2%, em janeiro, para 10%, em dezembro de 2020, do total das transações presenciais. Segundo Oscar Pettezzoni, head of Visa Consulting & Analytics da Visa no Brasil, o segmento de alta renda foi aquele que mais avançou na utilização da tecnologia.
“Há espaço para crescer na tecnologia do pagamento sem contato. Por exemplo, Chile (60%), Peru (30%) e Colômbia (20%) são maiores em pagamentos contactless que o Brasil. Hoje, 52% dos brasileiros ainda pagam compras de R$ 50 a R$ 100 com dinheiro”, diz Pettezzoni, ao lembrar que os setores como supermercados, farmácias e padarias tiveram mais uso do contactless no auge da pandemia do novo coronavírus, entre abril e maio.
Da base, o head da consultoria da Visa afirma que nove entre os dez maiores emissores de cartões do país emitem cartões com NFC atualmente, e 92% das máquinas de cartões estão habilitadas para este tipo de pagamento.
Comentários