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Como funciona o pagamento por boleto bancário?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Disponibilizar pagamento por boleto bancário é essencial para todo dono de loja virtual que deseja ampliar o seu público, já que os boletos bancários são a segunda opção preferida dos compradores brasileiros.

O documento apresenta as informações sobre o produto ou serviço adquirido, prazo de pagamento, valor e dados da empresa fornecedora. Após a confirmação do pedido, o cliente recebe o documento para pagamento que pode ser realizado em seu banco ou agências parceiras.

Como faço para emitir um boleto?

Se o pagamento por boleto bancário é funcional para o cliente, ele também apresenta vantagens para o gestor, principalmente para serviços de recorrência, como um clube de assinaturas. Isso porque é possível que seja aplicada uma cobrança e, assim, enviar mensagens e alertas sobre o status do pagamento para o cliente, uma situação que contribui bastante para a diminuição da inadimplência.

Como receber pagamentos por boleto bancário?

Quando a empresa passa a oferecer esta opção e contar com recursos tecnológicos inteligentes, ela pode mapear a inadimplência e, em muitos casos, reverter esse quadro. Por meio desse mapeamento, é possível entender o comportamento do cliente e o fato de ele não ter realizado o pagamento na data certa.

Porém, é necessário se atentar que há ainda outros motivos que podem gerar a inadimplência. Uma boa ferramenta poderá fazer entender o que está acontecendo com o cliente, propor negociações, novos prazos e, em último caso, avisá-lo sobre as possíveis medidas judiciais que serão tomadas caso ele não quite seu boleto.

Nesse contexto, contar com um sistema de pagamento online pode representar um divisor de águas para o seu negócio. Isso porque, por acontecer de forma automatizada, as cobranças de juros e multas, por exemplo, são realizadas sem erros (o que é comum em processos manuais).

Listamos outras formas comuns para a realização de pagamento no e-commerce:

1 – Cartão de crédito: esse modelo oferece segurança nas transações e conforto para o usuário. Para o comércio online tem uma funcionalidade prática e eficiente.

O reconhecimento da compra pelo sistema de pagamento proporciona agilidade ao processo do consumidor e distribui os valores corretamente para o fornecedor, além de minimizar os riscos de inadimplência e não possuir muitas burocracias.

Essa forma de pagamento permite à sua empresa negociar com as instituições financeiras o adiantamento dos pagamentos parcelados pelos consumidores.

2 – Débito em conta: a opção é a menos utilizada. Muitos consumidores usam esse recurso quando têm a certeza da recorrência e não desejam ter a preocupação de comprometimento do valor no limite do cartão de crédito.

Os clientes preferem manter a previsão na conta bancária. Não há riscos de inadimplência, pois, ao contratar um serviço de recorrência, o consumidor estará de acordo com as cláusulas do contrato, inclusive com a autorização de débito em conta.

Ao contar com uma boa plataforma de pagamentos, você só precisará pagar a taxa se o título já tiver sido quitado. Com a iugu, por exemplo, todas essas situações acontecem de forma mais ágil e inteligente. Isso porque a sua ferramenta apresenta características essenciais: a de gerenciar toda a sua carteira de clientes, realizar o perfil de cada um deles e, assim, adotar métodos personalizados de cobrança.

Além disso, a iugu conta com o melhor custo-benefício do mercado. Isso porque só cobra R$ 1,98 por cada emissão de boleto registrado. Para completar, a emissão de um boleto pela iugu combina facilidade com segurança.

Leia também: Motivos para escolher a iugu como sua plataforma de pagamentos.