default
Publicidade: default

Para ir além, é preciso fazer o arroz com feijão bem-feito, diz Alejandro Vázquez, co-fundador e presidente da Nuvemshop

default
Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Alejandro Vázquez, co-fundador e presidente da Nuvemshop, entende que o e-commerce do futuro precisa olhar um pouquinho para o passado. Há muita tecnologia, inovação e desenvolvimento em inteligência artificial que pode ser aproveitado para melhorar e turbinar uma operação. Porém, caso o básico não esteja sendo realizado da melhor forma, nada disso adianta. 

Foi sobre isso que o executivo falou durante a Conferência Rio Grande do Sul 2024, para encerrar com com chave de ouro a agenda de eventos do E-Commerce Brasil. 

default
Alejandro Vázquez, co-fundador e presidente da Nuvemshop/Imagem: @tiagobeef/@br.aba

“Quando começamos, em 2008, o e-commerce era menos de 1% do total de vendas do varejo no Brasil. Começamos essa jornada para que qualquer marca pudesse participar dessa jornada e vender online. Hoje, temos mais de 150 mil clientes, heróis e heroínas que empreendem no ambiente digital”, explica Alejandro.

Hoje, o e-commerce corresponde a 13% do varejo no Brasil. Olhando para mercados mais maduros, como países europeus e asiáticos, é possível ver que há precedentes bons de crescimento e desenvolvimento para quem vende online. 

Agregar valor, sim, mas para quem?

“Uma vez que entendemos quem é o cliente e porque compra conosco, fica mais fácil cativá-lo para comprar novamente e ofertar algo que combine mais com suas necessidades e desejos”.

Em segundo, é preciso focar na experiência, que deve ser intuitiva e rápida, pois hoje qualquer fricção fará o consumidor migrar para o concorrente, mesmo quando ele é fã da sua marca.

No Brasil, o WhatsApp é uma das grandes portas abertas entre empresas e usuários, o que facilita muito o atendimento, seja para tirar dúvidas, resolver problemas ou criar engajamento com o consumidor. 

Publicidade: default