O acesso a smartphones, redes wi-fi e pacotes de dados com preços acessíveis transformou a maneira como os brasileiros utilizam os dispositivos. Nos últimos anos, a visita as lojas físicas para pesquisar preços ou comprar determinado produto tem sido substituída pelo mobile. Com um celular a mão, o brasileiro modificou a forma como são feitas as compras pela internet, um caminho sem volta.
De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 86% dos consumidores conectados realizaram ao menos uma compra em lojas online no último ano. Desse total, 67% utilizaram o smartphone para concluir o negócio.
Diante deste cenário que só tende a aumentar nos próximos anos, com uma população ainda mais conectada, o empreendedor precisa investir na criação ou adaptação do e-commerce para o mobile.
Site responsivo
Ter um site responsivo é essencial para estar conectado a essa parcela dos consumidores que exigem um sistema mais acessível, com melhor conforto visual e um template adaptado para o smartphone.
“Ao acessar a loja por um celular, o consumidor não pode sentir necessidade de procurar um computador para navegar melhor ou, pior, desanimar e abandonar o site. Por isso, adotar um layout que se adapte ao dispositivo não é apenas questão estética. Essa estratégia também torna o site mais intuitivo e leve para ser carregado, o que faz a navegação ser mais rápida”, explica Renato Galletti, Gerente de Marketing e Inside Sales da Yapay.
Investir na construção de um site responsivo adaptado às necessidades dos consumidores vai auxiliar na navegação e melhorar a usabilidade. Outro ponto é não abusar dos pop-ups que podem afastar os usuários que se sentirem incomodados.
Também é importante utilizar apenas o necessário para divulgar promoções, fazendo testes antes de colocá-las no ar para saber se não está cobrindo a tela inteira e se aparece com um botão para ser fechado. Uma ideia que pode dar certo, seria substituir por notificações na parte superior criando mais familiaridade para o usuário.
Ao escolher um tema, é importante estruturar o negócio para o visitante navegar facilmente e encontrar todas as informações em pouco tempo. Dessa forma, são maiores as chances de conversão para o negócio.
Boa experiência online
Assim como cuidar de toda navegação para que o usuário tenha uma boa experiência enquanto pesquisa pelos produtos, é fundamental não descuidar da conclusão da compra. O ideal é que toda transação seja dentro do próprio site da empresa, sem direcionamento externo, pensando também em otimizar os recursos para pagamentos com cartão de crédito, com teclados inteligentes e seleção automática de bandeira.
“Não abuse de formulários extensos, é importante que seja breve, exigindo apenas informações necessárias para ajudar o consumidor a não perder tempo na conclusão do negócio. Pensar em todos esses pontos podem ajudar na hora de ver os resultados, criar uma versão mobile intuitiva, com boa visibilidade do conteúdo, fácil navegação, busca pelos produtos e praticidade ao efetuar o pagamento fazem a diferença para quem aposta em um canal que tem tudo para continuar crescendo”, finaliza Galletti.