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Do Pin à compra: como o Pinterest vai ampliar as vendas do seu e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Pinterest é um verdadeiro oceano azul de oportunidades para lojistas que querem gerar desejo por seus produtos. A rede social ainda é pouco explorada no setor do e-commerce, mas isso está prestes a mudar.

A Empreender, empresa líder no desenvolvimento de softwares para e-commerce, lançou o aplicativo que conecta o Pinterest à loja virtual.

Imagem: reprodução

Como os consumidores usam o Pinterest

O Pinterest é uma rede social visual, amplamente utilizada para busca por inspirações. Na rede, os usuários criam pastas temáticas com “pins”  que podem ser públicos ou particulares.

O aplicativo é bastante popular em uma variedade de categorias, incluindo decoração, moda, culinária, saúde e bem-estar. É usado por pessoas de todas as idades e classes sociais.

De acordo com o relatório anual do Pinterest, em 2023, o Brasil tem mais de 50 milhões de usuários ativos da plataforma. Isso representa um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

Mais visibilidade e conversão

A exposição constante às imagens do Pinterest gera no usuário o desejo de adquirir os produtos. 

De acordo com um estudo realizado pelo Pinterest, as pessoas que usam a plataforma têm sete vezes mais probabilidade de comprar os produtos que salvaram.

Além disso, 80% dos usuários semanais do Pinterest já descobriram uma nova marca ou um novo produto na plataforma. Em contrapartida, pessoas que veem um anúncio no Facebook têm apenas 2,8% de probabilidade de comprar o produto anunciado, segundo um estudo da Nielsen.

Pouca concorrência

O Pinterest é um dos melhores aplicativos para gerar desejo por produtos. A dinâmica do app permite que os vendedores mostrem o produto em diferentes contextos, compartilhem inspirações e conteúdos valiosos.

Ainda assim, a rede não é tão explorada pelos agentes do marketing digital como outras plataformas. Isso torna o caminho livre para quem deseja atrair um público qualificado.

Menos barreiras de busca

Quando um usuário sente desejo por determinado produto, ele vai até o Google buscar a oferta. Nessa dinâmica, as marcas melhores posicionadas nos mecanismos de busca (por SEO ou SEM) levam vantagem.

Quando pensamos em marketing orgânico, estar entre os primeiros resultados de busca não é uma tarefa fácil. É preciso alguns meses de trabalho para esse feito, considerando a alta competitividade do e-commerce.

Além disso, ao pesquisar pelo produto o usuário recebe diversas ofertas de diferentes lojas. Isso significa que a marca que gerou o desejo não necessariamente é a marca que vai vender para o cliente.

É importante mencionar que  praticidade é a palavra para as marcas que desejam atrair mais clientes. Os consumidores não querem ter trabalho na internet. Por isso, ter um link para o produto no próprio Pinterest é essencial para aumentar as taxas de conversão.

Pensando nisso, a Empreender, empresa líder em softwares para e-commerce, criou o aplicativo Pinterest. 

O aplicativo conecta a loja virtual ao Pinterest, disponibilizando o link do produto no aplicativo. No momento, a integração está disponível para lojas virtuais hospedadas na Nuvemshop. 

Veja no vídeo a seguir como fazer essa integração:

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