O Pinterest é um verdadeiro oceano azul de oportunidades para lojistas que querem gerar desejo por seus produtos. A rede social ainda é pouco explorada no setor do e-commerce, mas isso está prestes a mudar.
A Empreender, empresa líder no desenvolvimento de softwares para e-commerce, lançou o aplicativo que conecta o Pinterest à loja virtual.
Como os consumidores usam o Pinterest
O Pinterest é uma rede social visual, amplamente utilizada para busca por inspirações. Na rede, os usuários criam pastas temáticas com “pins” que podem ser públicos ou particulares.
O aplicativo é bastante popular em uma variedade de categorias, incluindo decoração, moda, culinária, saúde e bem-estar. É usado por pessoas de todas as idades e classes sociais.
De acordo com o relatório anual do Pinterest, em 2023, o Brasil tem mais de 50 milhões de usuários ativos da plataforma. Isso representa um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.
Mais visibilidade e conversão
A exposição constante às imagens do Pinterest gera no usuário o desejo de adquirir os produtos.
De acordo com um estudo realizado pelo Pinterest, as pessoas que usam a plataforma têm sete vezes mais probabilidade de comprar os produtos que salvaram.
Além disso, 80% dos usuários semanais do Pinterest já descobriram uma nova marca ou um novo produto na plataforma. Em contrapartida, pessoas que veem um anúncio no Facebook têm apenas 2,8% de probabilidade de comprar o produto anunciado, segundo um estudo da Nielsen.
Pouca concorrência
O Pinterest é um dos melhores aplicativos para gerar desejo por produtos. A dinâmica do app permite que os vendedores mostrem o produto em diferentes contextos, compartilhem inspirações e conteúdos valiosos.
Ainda assim, a rede não é tão explorada pelos agentes do marketing digital como outras plataformas. Isso torna o caminho livre para quem deseja atrair um público qualificado.
Menos barreiras de busca
Quando um usuário sente desejo por determinado produto, ele vai até o Google buscar a oferta. Nessa dinâmica, as marcas melhores posicionadas nos mecanismos de busca (por SEO ou SEM) levam vantagem.
Quando pensamos em marketing orgânico, estar entre os primeiros resultados de busca não é uma tarefa fácil. É preciso alguns meses de trabalho para esse feito, considerando a alta competitividade do e-commerce.
Além disso, ao pesquisar pelo produto o usuário recebe diversas ofertas de diferentes lojas. Isso significa que a marca que gerou o desejo não necessariamente é a marca que vai vender para o cliente.
É importante mencionar que praticidade é a palavra para as marcas que desejam atrair mais clientes. Os consumidores não querem ter trabalho na internet. Por isso, ter um link para o produto no próprio Pinterest é essencial para aumentar as taxas de conversão.
Pensando nisso, a Empreender, empresa líder em softwares para e-commerce, criou o aplicativo Pinterest.
O aplicativo conecta a loja virtual ao Pinterest, disponibilizando o link do produto no aplicativo. No momento, a integração está disponível para lojas virtuais hospedadas na Nuvemshop.
Veja no vídeo a seguir como fazer essa integração:
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