No dinâmico cenário do varejo, a busca por inovações que impulsionam as vendas e melhoram a experiência do consumidor é uma constante. Nesse contexto, o Pix Parcelado se destaca como uma novidade. O método de pagamento não está apenas revolucionando a forma como os consumidores pagam por seus produtos, mas também gerando melhores resultados para os varejistas, que aumentam seu volume de vendas ao incluir a forma de pagamento em seu checkout.
O Pix Parcelado possibilita que pessoas que não têm acesso ao crédito possam parcelar suas compras. Essa democratização se mostra como um marco importante na evolução do varejo, pois amplia o poder de compra de milhões de pessoas, ao mesmo tempo que aumenta as vendas dos lojistas.
No Brasil, o sistema de pagamento instantâneo Pix, lançado em 2020 pelo Banco Central, logo se popularizou e se tornou o pagamento “queridinho” de milhões de brasileiros. E os números não mentem: em seu primeiro ano, o Pix processou mais de 2,6 bilhões de transações, de acordo com dados oficiais do Banco Central do Brasil. No início de março deste ano, o Pix bateu um novo recorde: mais de 178 milhões de transações em um único dia.
O Pix Parcelado reflete uma mudança de paradigma nas preferências de pagamento dos consumidores. À medida que a sociedade avança em direção a uma economia cada vez mais digital, a praticidade e a segurança se tornam critérios essenciais na escolha dos métodos de pagamento para os consumidores pagarem suas compras. Nesse contexto, o Pix Parcelado surge como uma proposta altamente atrativa, conquistando a confiança de consumidores de todas as idades e chamando a atenção dos e-commerces, que estão aderindo à modalidade em seus comércios eletrônicos, visando atrair novos clientes e vender mais.
Pix Parcelado para os varejistas
Um estudo encomendado pela Pagaleve e realizado pela consultoria GMattos, analisou o mercado de BNPL (Buy Now Pay Later ou compre agora e pague depois, em tradução literal) no Brasil e constatou que o tamanho potencial de mercado de BNPL é de aproximadamente R$ 205 bilhões anuais, sendo R$ 101 bilhões em estimativas baseadas nos volumes de venda via crediário próprio diretamente por lojas ou em parceria com financeiras e, R$ 104 bilhões em estimativas do volume de transações na modalidade parcelada, negadas via cartão de crédito. Ou seja, o potencial desse setor é imenso.
O ambiente dos cartões de crédito não tem sido favorável e nem vantajoso para os lojistas, que arcam com custos elevados de fraudes e inadimplência de seus consumidores, que não conseguem pagar os juros elevados das faturas de cartão de crédito. Este é um diferencial na oferta BNPL via Pix Parcelado por fintechs, que se responsabilizam pelo risco de inadimplência e possíveis fraudes, além de aumentar significativamente o volume vendido pelos varejistas .
Segundo levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento, com base em dados divulgados pelo Banco Central e pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços), o Pix foi o meio de pagamento mais usado no Brasil em 2022, com mais de 24 bilhões de transações e uma média de 66 milhões de operações diárias. Essas transações superaram as de cartão de crédito, débito, boleto, TED, DOC e cheques, no Brasil, que juntas totalizaram 20,9 bilhões.
Essa preferência crescente pelo Pix como método de pagamento representa uma oportunidade significativa para os varejistas, que podem capitalizar essa tendência para atrair e fidelizar clientes. A adoção dessa modalidade pode ter um impacto substancial nas operações financeiras dos varejistas, resultando em maior eficiência e redução de custos.
Os benefícios do Pix Parcelado para os varejistas não se limitam apenas à expansão do acesso ao crédito. Para os lojistas, o Pix Parcelado é inovação na oferta de formas de pagamento no checkout da sua loja virtual, assim como a possibilidade de aumentar as suas taxas de conversão e ticket médio ao vender mais. Além disso, eles conseguem reduzir custos internos que normalmente teriam com fraudes e inadimplência, já que todo esse risco fica com a Pagaleve, empresa que oferece o Pix Parcelado.
O futuro do Pix Parcelado
De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Ernst & Young em parceria com o Google, estima-se que os pagamentos digitais cresçam cerca de 35% no Brasil em 2023. Além disso, o número de usuários de carteiras digitais deverá ultrapassar 4,4 bilhões até 2025 – segundo dados da Juniper Research.
Hoje, para que o Pix Parcelado atinja todo o seu potencial transformador, é crucial que os varejistas conheçam essa inovação e a incorporem em seus checkouts de pagamentos.
O Pix Parcelado representa mais do que uma simples evolução nos métodos de pagamento do varejo – ele democratiza o acesso a parcelamento e apresenta aos brasileiros que é possível parcelar sem o cartão de crédito. E aos varejistas, mostra que é possível ter um aumento substancial de vendas em seu negócio de uma maneira fácil e sem dores de cabeça. É hora de abraçar essa inovação.Pix Parcelado e democratização do acesso ao crédito