Em 2024, a Macy’s, famosa e amplamente conhecida nos Estados Unidos, lançou o plano “A Bold New Chapter”, visando fortalecer a marca, acelerar o crescimento no setor de luxo e modernizar suas operações.
A estratégia, como o nome já diz, ousada, inclui o fechamento de 150 lojas até 2026, priorizando cerca de 350 unidades restantes. Por outro lado, a Bloomingdale’s e a Bluemercury, marcas que também são do ecossistema Macy’s, planejam expansões de 45 novas lojas em solo norte-americano no mesmo período.
Um novo capítulo explicado durante a NRF 2025
Durante a NRF 2025, Tony Spring, CEO da Macy’s, juntamente com Olivier Bron, CEO da Bloomingdale’s, e Maly Bernstein, CEO da Bluemercury, avaliaram o progresso do plano e explicaram as estratégias por trás das decisões da marca.
Spring destacou que a iniciativa permitiu reimaginar e reduzir o portfólio, atendendo a mais de 40 milhões de clientes. Isso porque pesquisas com 60 mil consumidores revelaram a demanda por melhores experiências de serviço, comunicação moderna, equilíbrio entre digital e marketing tradicional, e agilidade na cadeia de suprimentos.
Dessa forma, as ações implementadas incluem a revisão da experiência em lojas selecionadas, com investimentos em sortimento, ajustes na apresentação dos produtos e o retorno de atendentes nos provadores. Spring afirmou que 2024 foi um ano de transição e investimento, preparando a empresa para um crescimento mais sustentável e lucrativo em 2025.
Menos é mais
No contexto atual, em que lojas de departamento enfrentam desafios com marcas investindo em estratégias próprias, Spring defende que as operações da Macy’s reimaginam o potencial dos marketplaces, oferecendo curadoria em canais físicos e digitais baseada em tendências e oportunidades sazonais. Ele enfatiza que os consumidores de hoje desejam uma seleção adequada de produtos, com rapidez e eficiência.
Apesar dos resultados positivos, investidores têm pressionado a Macy’s a considerar novos planos para a Bloomingdale’s e a Bluemercury, visando desbloquear valores em participações imobiliárias estimadas entre US$ 5 bilhões e US$ 9 bilhões. Spring reconhece que a empresa não tem obtido o devido valor para essas marcas, mas acredita que existem sinergias e oportunidades para escalar o portfólio e agregar valor.
Foco na experiência
Outro ponto de atenção levantado durante a palestra na NRF 2025 é que não há uma receita que funcione igual para todos os cenários, e que uma receita que dá certo hoje pode precisar de ajustses amanhã.
Olivier Bron, CEO da Bloomingdale’s, destaca que o mercado de luxo deve oferecer experiências que vão além do produto, criando conceitos únicos e fortalecendo o relacionamento com clientes e marcas parceiras. Ele ressalta a importância das lojas físicas no relacionamento com o consumidor, considerando-as investimentos eficazes em marketing.
Na Bluemercury, a digitalização tem sido utilizada para entender as necessidades dos clientes e criar uma curadoria focada em desempenho, garantindo que obtenham os resultados desejados. Maly Bernstein, CEO da Bluemercury, reforça a importância do atendimento humano nas lojas físicas, mesmo com o avanço das estratégias digitais. Dessa forma, ambas as marcas do grupo precisam adotar estratégias distintas dentro do processo de digitalização.
Como parte do novo projeto, a Macy’s está focada em otimizar operações utilizando tecnologias avançadas, incluindo algoritmos para selecionar locais eficientes de envio, reduzir custos e planejar a distribuição de estoque com base nas necessidades geográficas, evitando descontos desnecessários.Na Bloomingdale’s, soluções de inteligência artificial já estão sendo aplicadas para personalização, predição e planejamento, com planos de continuar investindo na customização da experiência do consumidor, alinhados ao fortalecimento da marca.