Celebrado na última quinta-feira (25), o Dia do Orgulho Nerd, tem ganhado cada vez mais relevância no comércio eletrônico brasileiro. Segundo um levantamento da Nuvemshop, os pequenos e médios empreendedores (PMEs) faturaram R$ 2,6 milhões em vendas online relacionadas à data no mês de maio, representando um crescimento de 45% em comparação com 2023, quando o faturamento foi de R$ 1,8 milhão.
Durante o período, foram vendidos mais de 24 mil produtos ligados ao universo geek, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 20 mil unidades vendidas. Os itens mais procurados pelos consumidores incluíram camisetas, bermudas, moletons, acessórios e objetos de decoração.
O Dia do Orgulho Nerd revelou-se uma excelente oportunidade para o aumento dos lucros de pequenas e médias empresas virtuais no país, mesmo não sendo uma data tão popular quanto o Carnaval, por exemplo. O crescente destaque do mundo geek, com diversos eventos e filmes voltados para esse público, além da comercialização crescente dos produtos que ele consome, está ganhando mais espaço no mercado. É importante que os empreendedores fiquem atentos a essa data no futuro.
Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática, escola de e-commerce da Nuvemshop
A análise levou em conta as vendas realizadas entre 1º e 25 de maio de 2023 e 2024 pela base de lojistas brasileiros da Nuvemshop. Esses lojistas variam desde pequenos empreendedores até negócios que já atingem milhões em faturamento.